Conheça a Justiça Federal
Identificação do Projeto

Nome: Conheça a Justiça Federal

Data do início :

Gestor do Projeto : Ana Cristina Rosa

Processo Administrativo: 0000707-13.2021.4.90.8000

Participantes :

Gerente do Projeto: Julio Cesar dos Santos

Valor Planejado :

Valor Executado :

Implementação:
0%
Acompanhamento:
Objetivo do Projeto

O projeto fortalecerá a relação institucional da Justiça Federal com a Sociedade, utilizando uma comunicação efetiva. Serão divulgados dados e matérias e desenvolvidas ações, de modo que a sociedade entenda o funcionamento do CJF e Justiça Federal e saiba como acessá-la, bem como, que tome conhecimento dos serviços prestados pelo segmento e os consequentes impactos positivos em suas vidas.


Justificativa

A Resolução CNJ n. 325, de 29 de junho de 2020, que dispõe sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, estabeleceu o macrodesafio, Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a Sociedade. Dessa forma, a Justiça Federal deverá adotar estratégias de comunicação e de procedimentos objetivos, ágeis e em linguagem de fácil compreensão, visando à transparência e ao seu fortalecimento como instituição garantidora dos direitos. Deverá atuar de forma integrada e sistêmica, com iniciativas pela solução de problemas públicos que envolvam instituições do Estado e da sociedade civil. O projeto proposto atenderá ao referido macrodesafio, de modo a propiciar uma comunicação efetiva da Justiça Federal, divulgando para a sociedade os resultados alcançados pelo segmento, de modo que ela tome conhecimento dos serviços prestados e entenda minimamente o trâmite necessário para acessar a justiça.

Escopo do Projeto

Será formado um comitê gestor de comunicação com representantes da Justiça Federal e do Conselho da Justiça Federal, que será o coordenador, com o intuito de realizar levantamento com os principais gargalos existentes na comunicação da Justiça Federal com o cidadão. Tal levantamento subsidiará a elaboração de uma estratégia de comunicação efetiva. Implementação da nova intra e internet dando uma aparência mais moderna para o site do CJF. Também serão desenvolvidas atividades de interação com o cidadão, como: • visitas guiadas de estudantes e cidadãos, com o intuito de mostrar como funciona o CJF e os tribunais • eventos com participação dos estudantes de direito, para apresentar a importância do CJF e dos tribunais para a pacificação social • distribuição de cartilhas/livretos/folders ao cidadão, nos mais distantes rincões do Brasil, orientando sobre como acessar a justiça e com noções básicas de como funciona o CJF e os tribunais • divulgar matérias orientando sobre como acessar a justiça e com noções básicas de como funciona o CJF e os tribunais Serão divulgadas periodicamente matérias sobre dados de produtividade, apresentando o impacto positivo na sociedade das decisões proferidas pelo do CJF e pelos tribunais.

Não-Escopo do Projeto

Não serão disponibilizados recursos para que as áreas de comunicação dos tribunais adequem seus portais e divulguem seus dados

Conselho de Justiça Federal - Secretaria de Estratégia e Governança - observatorio@cjf.jus.br