Implementação do Sistema de Governança da Justiça Federal
Identificação do Projeto

Nome: Implementação do Sistema de Governança da Justiça Federal

Data do início : 1º de Janeiro de 2015

Gestor do Projeto : Ivan Gomes Bonifácio

Processo Administrativo: CJF-PRO-2015/0008

Participantes : image

Gerente do Projeto: Silvana Soares

Valor Planejado : R$ 0,00

Valor Executado : R$ 0,00

Implementação:
100%
Acompanhamento:
Objetivo do Projeto

Promover a adoção de práticas de gestão que permita a melhoria na capacidade dos Tribunais Regionais Federais e suas Seccionais em concretizar as políticas e diretrizes estratégicas definidas pelo Conselho da Justiça Federal.


Justificativa

No encontro do Poder Judiciário,realizado em dezembro de 2013, foi aprovado o Macrodesafio Instituição da Governança Judiciária. Para o desdobramento deste macrodesafio no âmbito da Justiça Federal, o Comitê Gestor de Planejamento Estratégico da Justiça Federal aprovou o indicador "Aderência às práticas de gestão estratégica do Poder Judiciário" com a meta de atingir 90% até dezembro de 2020. Para a consecução desse resultado, será elaborado um modelo de governança e um instrumento de avaliação que permita verificar a adoção de práticas de gestão relacionadas à estruturação e ao funcionamento da rede de governança; à execução das operações com inovação, melhoria e controle; à gestão de pessoas; ao uso racional da tecnologia da informação; ao monitoramento e à avaliação da estratégia; e aos mecanismos implementados para comunicar a estratégia, visando o nivelamento das expectativas de desempenho por parte dos operadores do sistema de justiça e dos usuários dos serviços, garantida a transparência e à prestação de contas permanente das atividades de gestão e jurisdicionais. Essa iniciativa, portanto, pretende contribuir para o aumento do grau de maturidade dos órgãos da Justiça Federal em governança, compreendida neste projeto como a capacidade de tornar efetivas as políticas públicos da Justiça Federal, em prol de um judiciário mais rápido, acessível e realizado a custos adequados para o cidadão contribuinte.

Escopo do Projeto

  • Elaboração do modelo de diagnóstico para avaliação da governança da Justiça Federal;
  • Realização de diagnóstico bianual;
  • Elaboração de relatório e recomendações para melhoria bianual;
  • Monitoramento dos resultados alcançados com as iniciativas de melhoria recomendadas
  • Não-Escopo do Projeto

    A execução, o monitoramento e eventuais custos da implantação das iniciativas recomendadas não fazem parte do escopo do projeto e deverão ser realizadas pelos regionais.

    2015 © Conselho de Justiça Federal - Secretaria de Estratégia e Governança - observatorio@cjf.jus.br