Estagiários do TRF4 assistem à palestra de economista da UFRGS sobre consumismo
O Setor de Ações Socioambientais (SETASA) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) promoveu na tarde de hoje (29/01) uma palestra com a economista e professora da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Gláucia Campregher.
Reunidos no auditório do tribunal os jovens estagiários do Programa de Educação pelo Trabalho (PET) aprenderam sobre as diferenças entre a prática do consumo sustentável e o vício do consumismo desenfreado da sociedade atual. “Eu vim aqui para ‘complicar’ um pouco a cabeça deles, ou seja, explicar que o consumo pode ter características tanto positivas quanto negativas. É importante estabelecer a diferença entre o ‘consumir para viver’ e o ‘viver para consumir’”, explicou a professora. Ela também apresentou ao público vídeos que mostram a história do sistema de produção dos bens de consumo e a dominação que o consumismo massificado pode causar.
“Essa é a segunda vez que venho palestrar aqui no TRF4 e é muito interessante participar desse programa que dá uma alternativa de vida para os jovens. Temos uma oportunidade de mudar o mundo deles, trazendo novos conhecimentos e informações”, declarou Gláucia sobre a motivação em participar das ações do PET.
PET
Desde 2004, o Programa de Educação pelo Trabalho é realizado em parceria pelo TRF4 e pela Fase. O programa oportuniza a realização de trabalho educativo para adolescentes em situação de vulnerabilidade social e em cumprimento de medida socioeducativa, preparando-os para o exercício do trabalho. Desde sua criação, já participaram mais de 102 adolescentes, entre 16 e 21 anos.
Fonte: TRF4