Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Dezembro > TRF1 encerra Semana de Conciliação com palestra

TRF1 encerra Semana de Conciliação com palestra

publicado 11/12/2009 13h45, última modificação 11/06/2015 17h11

Hoje (11), o Tribunal Regional Federal da 1.ª Região encerrará, em Brasília, os trabalhos da Semana Nacional de Conciliação. Na ocasião, será proferida uma palestra sobre os Juizados Especiais Federais e a Conciliação, pelo desembargador federal Cândido Artur Medeiros Ribeiro Filho. A iniciativa da Coordenação dos Juizados Especiais Federais e da Seção Judiciária do Distrito Federal  integra uma série de atividades motivadoras do diálogo, ocorridas nesta semana.

Responsável pela justiça federal nos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Goiás e Minas Gerais, além do Distrito Federal, o TRF/1.ª conseguiu, segundo balanço parcial desta Semana Nacional de Conciliação, realizar 642 audiências, com R$ 1.987.771,42 acordados. Isso representa que 1037 cidadãos foram atendidos, sendo o percentual de acordo na Primeira Região, até o momento, de 49,84%.

A Semana Nacional de Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizada, neste ano, até hoje (11). O Movimento pela Conciliação teve início no dia 23 de agosto de 2006, e a primeira Semana Nacional de Conciliação ocorreu no ano seguinte, em 2007, de 3 a 8 de dezembro.

Em 2009, a Campanha do CNJ tem como foco mostrar que todos ganham com a conciliação: "Ganha o cidadão. Ganha a Justiça. Ganha o País". A imprensa pode baixar o vídeo na página do TRF/1.ª, em setoriais, Ascom.

Retrospectiva desta Semana

Na segunda-feira, a abertura oficial ocorreu no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, com a presença do presidente do TRF/1.ª, desembargador federal Jirair Aram Meguerian.

Na quarta-feira, a Escola de Magistratura Federal da Primeira Região (Esmaf) sediou a I Jornada de Integração do Tribunal com o INSS e a Procuradoria Federal Especializada, uma iniciativa da Coordenação dos Juizados Especiais Federais da Primeira Região (Cojef).

Desde ontem (11), o JEF da Seccional do DF também promove uma série de debates sobre iniciativas que envolvem a mediação entre as partes.

 Encerramento

Nesta sexta-feira, o desembargador federal Cândido Ribeiro proferirá palestra em Brasília, no auditório do Edifício Cabo Frio, que fica na quadra 510 Norte, Bloco C – 2.º andar – quando também será lançada a cartilha e o vídeo institucional do JEF/DF.

www.trf1.jus.br