Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Dezembro > Semana Nacional da Conciliação da 4ª Região começa nesta semana

Semana Nacional da Conciliação da 4ª Região começa nesta semana

publicado 07/12/2009 09h10, última modificação 11/06/2015 17h10

A Justiça Federal da 4ª Região estará participando, a partir desta segunda-feira (7/12), da Semana Nacional da Conciliação, organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Vilson Darós, estará em Curitiba para participar da solenidade que marcará a abertura da semana, no Tribunal de Justiça, no Centro Cívico. A cerimônia contará com a presença de autoridades e de representantes do CNJ.

Até o momento, já foram designadas mais de 4,6 mil audiências, envolvendo processos de diversas matérias e órgãos públicos, como CEF, conselhos profissionais, Ibama, Departamento Nacional de Produção Mineral, Anatel, Procuradoria Federal, INSS, Inmetro. Toda a programação foi planejada e desenvolvida pelo Sistema de Conciliação (Sistcon) da 4ª Região e pelas varas e juizados das três Seções Judiciárias.

O objetivo da Semana Nacional da Conciliação, que ocorre até o dia 11, é incentivar os acordos nos processos em andamento e promover a cultura da conciliação. No Paraná, as Justiças Estadual, Federal e do Trabalho se uniram para realizar, em Curitiba, mutirão durante a Semana, sob tendas instaladas na Praça Nossa Senhora da Salete, em frente ao Palácio Iguaçu.

Durante a abertura em Curitiba, um ato importante para despertar a cultura da conciliação e que fará história no Judiciário: será firmado um protocolo de intenções entre as três esferas da Justiça, suas Escolas de Magistrados e as Escolas de Direito de Curitiba e Região Metropolitana, para a inclusão de matérias relativas a Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos (Arbitragem, Negociação, Mediação e Conciliação) nos cursos de graduação em Direito e o desenvolvimento de atividades práticas relacionadas.
 
www.trf4.jus.br