Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Dezembro > Seção Judiciária do RS instala processo eletrônico

Seção Judiciária do RS instala processo eletrônico

publicado 04/12/2009 07h00, última modificação 11/06/2015 17h10

A Seção Judiciária do Rio Grande do Sul (SJRS) realizou nesta tarde a cerimônia de implantação do processo eletrônico. O novo sistema, que dispensa o uso do papel, foi implantado inicialmente nas três Varas Federais de Execuções Fiscais de Porto Alegre, devendo ser estendido posteriormente a todas as varas do estado.

O coordenador da equipe de desenvolvimento do processo eletrônico, juiz federal Sérgio Renato Tejada Garcia, fez uma apresentação do sistema, explicando seu funcionamento para a plateia.

Em seguida, o diretor da SJRS, juiz federal Marcelo De Nardi, também fez um pronunciamento. Segundo ele, a Justiça Federal está vivendo um momento histórico, “abandonado o suporte de papel pelo suporte digital”.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Vilson Darós, falou sobre as vantagens do sistema, tais como celeridade, diminuição de custos e fácil acesso pelos advogados. “O processo eletrônico agiliza a prestação jurisdicional, diminuindo o tempo gasto com procedimentos cartorários, representando uma diminuição cerca de 70% do período de julgamento”, explicou.

No final da solenidade, Darós homenageou os magistrados que cumpriram antecipadamente a Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça e julgaram todos os processos protocolados até 31 de dezembro de 2005 existentes que receberam um certificado.

www.trf4.jus.br