Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Dezembro > Juizados da 5ª Região atingem Meta 2

Juizados da 5ª Região atingem Meta 2

publicado 04/12/2009 14h00, última modificação 11/06/2015 17h10

Antes do prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), todos os Juizados Especiais Federais e Turmas Recursais da 5ª Região da Justiça Federal já cumpriram a 2ª Meta Nacional do Judiciário, que visa zerar, até o final deste ano, a pauta de processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005. O trabalho foi iniciado, no mês de julho, com um diagnóstico dos processos inseridos na Meta 2 que estavam em andamento nas 29 Varas de JEF e Turmas Recursais nos seis Estados da Região (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Sergipe).

Como uma corrente em busca de objetivo comum, magistrados e servidores dos JEFs estiveram engajados para agilizar o julgamento dos 664 processos existentes na época. A conciliação foi uma das estratégias adotadas para reduzir o número de processos antigos, sendo intensificada durante a “Semana pela Conciliação – Meta 2”, realizada em setembro, e no mutirão de audiências para resolver litígios por meio de acordo entre as partes, iniciado no último dia 1º de dezembro, através da “Semana Nacional pela Conciliação”.

“A ideia da Meta 2 foi investir numa política de redução do tempo de tramitação de processos, priorizando os mais antigos. O mais importante é manter a busca permanente pela celeridade processual, para melhor atender ao jurisdicionado”, avalia o coordenador regional dos Juizados Especiais Federais, desembargador federal Rogério Fialho Moreira.

www.trf5.jus.br