Juízes preparam realização do IV seminário Jurídico da Amazônia Ocidental
Os juízes federais Herculano Martins Nacif, Jaqueline Conesuque Gurgel do Amaral, Wagmar Roberto Silva, Cláudio Henrique Fonseca de Pina, Juliana Maria da Paixão e Marcelo Stival estiveram reunidos na semana passada discutindo uma série de preparativos para a realização do Quarto Seminário de Estudos Jurídicos da Amazônia Ocidental, que deverá acontecer nos dias 24 e 25 de novembro próximo, no auditório do fórum Jarbas Nobre, na Seção Judiciária de Rondônia.
O evento vem se realizando todos os anos, desde 2008, quando aconteceu o seminário jurídico inaugural em comemoração aos 25 de Justiça Federal no Estado de Rondônia. Naquele ano, além das palestras que atraíram um grande público para o auditório da seccional, houve também uma homenagem especial, in memoriam, ao falecido desembargador federal Eli Goraieb, que foi o primeiro juiz federal do antigo Território Federal de Rondônia. Para receber a homenagem, esteve em Porto Velho a desembargadora federal Sílvia Maria Gonçalves Goraieb, então presidente do Tribunal Federal da 4ª Região. Presidiu a mesa, naquela oportunidade, o juiz Geraldo Magela e Silva Meneses, então diretor do foro e criador dos seminários jurídicos.
Nessa primeira reunião preparatória do IV SEAO, restou definido que a Coordenação Científica do próximo seminário ficará a cargo dos juízes Jaqueline Gurgel, Juliana da Paixão, Wagmar Roberto, Marcelo Stival e Cláudio Pina. Os coordenadores já agendaram reunião para o dia 26 de setembro, quando procurarão definir os temas e os palestrantes que irão expor suas idéias no IV SEJAO.
Durante a realização do segundo seminário, em 2009, chamou atenção da mídia local e nacional a presença do juiz federal Odilon de Oliveira, da 3ª vara criminal de Campo Grande/MS, pelo fato de andar sempre acompanhado de um forte aparato de segurança por se jurado de morte pelo crime organizado. O diretor da secretaria administrativa da seccional, servidor Érico de Souza Santos, participou da reunião de planejamento, assessorando os juízes na formatação do próximo seminário jurídico.