Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2011 > Setembro > Juízes preparam realização do IV seminário Jurídico da Amazônia Ocidental

Juízes preparam realização do IV seminário Jurídico da Amazônia Ocidental

publicado 28/09/2011 14h00, última modificação 11/06/2015 17h12

Os juízes federais Herculano Martins Nacif, Jaqueline Conesuque Gurgel do Amaral, Wagmar Roberto Silva, Cláudio Henrique Fonseca de Pina, Juliana Maria da Paixão e Marcelo Stival estiveram reunidos na semana passada discutindo uma série de preparativos para a realização do Quarto Seminário de Estudos Jurídicos da Amazônia Ocidental, que deverá acontecer nos dias 24 e 25 de novembro próximo, no auditório do fórum Jarbas Nobre, na Seção Judiciária de Rondônia.

O evento vem se realizando todos os anos, desde 2008, quando aconteceu o seminário jurídico inaugural em comemoração aos 25 de Justiça Federal no Estado de Rondônia. Naquele ano, além das palestras que atraíram um grande público para o auditório da seccional, houve também uma homenagem especial, in memoriam, ao falecido desembargador federal Eli Goraieb, que foi o primeiro juiz federal do antigo Território Federal de Rondônia. Para receber a homenagem, esteve em Porto Velho a desembargadora federal Sílvia Maria Gonçalves Goraieb, então presidente do Tribunal Federal da 4ª Região. Presidiu a mesa, naquela oportunidade, o juiz Geraldo Magela e Silva Meneses, então diretor do foro e criador dos seminários jurídicos.

Nessa primeira reunião preparatória do IV SEAO, restou definido que a Coordenação Científica do próximo seminário ficará a cargo dos juízes Jaqueline Gurgel, Juliana da Paixão, Wagmar Roberto, Marcelo Stival e Cláudio Pina. Os coordenadores já agendaram reunião para o dia 26 de setembro, quando procurarão definir os temas e os palestrantes que irão expor suas idéias no IV SEJAO.

Durante a realização do segundo seminário, em 2009, chamou atenção da mídia local e nacional a presença do juiz federal Odilon de Oliveira, da 3ª vara criminal de Campo Grande/MS, pelo fato de andar sempre acompanhado de um forte aparato de segurança por se jurado de morte pelo crime organizado. O diretor da secretaria administrativa da seccional, servidor Érico de Souza Santos, participou da reunião de planejamento, assessorando os juízes na formatação do próximo seminário jurídico.

www.jfro.jus.br