19ª edição do mutirão de conciliação do SFH segue com mais de 46% de acordos
A 19ª edição do mutirão de conciliação com processos que questionam contratos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) começou no dia 12 de setembro e, em três dias de atividades, 258 audiências já foram realizadas no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). 1016 pessoas foram atendidas e o índice de acordos, em torno de 46,92% do total de audiências conduzidas pelos juízes federais que participam do projeto, representa um crédito de quase R$ 4,2 milhões para os cofres públicos. A informação é da Empresa Gestora de Ativos (Emgea), que está
Como sempre, o mutirão é promovido pelo TRF2, através do seu Núcleo Permanente de Solução de Conflitos da 2ª Região (NPSC2), em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), que garante o lastro financeiro para a aquisição da casa própria pelo SFH, e com a Emgea, entidade pública responsável pela adquisição de bens e direitos da administração pública federal.
Até o encerramento, no dia 23 de setembro, devem ser analisados 900 contratos que deram origem a processos judiciais na Justiça Federal do Rio de Janeiro, e que tramitam em primeira ou segunda instância. As audiências têm lugar de segunda a sexta-feira, das 10 horas às 16 e 30, na sede do TRF2, que fica na Rua do Acre, 80, centro do Rio de Janeiro.
A abertura do mutirão, no dia 12, contou com a presença, por videoconferência, da ministra do Superior Tribunal de Justiça e corregedora Nacional de Justiça, Eliana Calmon, bem como da presidente do TRF2, desembargadora federal Maria Helena Cisne, que tem acompanhado diariamente o trabalho do mutirão.