Cejuscon de Foz do Iguaçu inaugura amanhã com 14 audiências
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) de Foz do Iguaçu será inaugurado amanhã (9), às 16h, com 14 audiências marcadas. Os processos escolhidos foram aqueles em que a Caixa Econômica é ré, acusada de danos morais. A solenidade acontece na sede da Justiça Federal de Foz do Iguaçu e será presidida pelo presidente do TRF4, Vilson Darós.
A juíza federal que coordena o Cejuscon em Foz do Iguaçu, Catarina Volkart Pinto, lembra que as Varas Federais já fazem audiências de conciliação semanalmente na cidade e assim continuará. “A dinâmica das varas não vai mudar, mas o Cejuscon dará mais visibilidade ao sistema e atenderá um número maior de pessoas através dos mutirões”, esclarece, acrescentando que as audiências no Cejuscon acontecerão mensalmente.
Volkart enfatiza que o principal objetivos das audiências é achar uma solução para os processos, sem que os conflitos levem muito tempo para serem resolvidos. As audiências na Varas Federais abrangem tanto o processos do Juizado Especial quanto os do rito ordinário. O Cejuscon trabalha na solução de conflitos pré-processuais, conflitos processuais e atendimento e orientação à cidadania.
Quem tiver interesse em atuar como mediador e conciliador pode procurar a sede da Justiça Federal de Foz do Iguaçu. Podem atuar voluntários profissionais de diversas áreas. Magistrados, membros do MP, Procuradores do Estado e integrantes de qualquer carreira jurídica. Advogados, estagiários, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais universitários devem ter conhecimento sobre a área ou participar de cursos preparatórios. Os voluntários atuarão sob orientação dos Magistrados coordenadores e outros juízes .