Vila Chocolatão: equipe Melbourne vem conhecer projeto
Um grupo de australianos, proveniente da cidade de Melbourne, esteve ontem (16/3) à tarde na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para conhecer o Projeto de Inclusão Social da Vila Chocolatão, desenvolvido pelo tribunal, pela Prefeitura de Porto Alegre e por outras instituições e entidades. A equipe de técnicos do Programa Cidades do Compacto Global das Nações Unidas (United Nations Global Compact/UNGC Cities Programme) se reuniu com representantes das instituições e da comunidade da vila na sede do tribunal.
O diretor do UNGC Cities Programme, Paul James, a vice-diretora Caroline Boyliss e a diretora de projetos Stephanie McCarthy conheceram um pouco mais sobre os projetos que são desenvolvidos pela chamada Rede de Sustentabilidade da Vila Chocolatão, formada por representantes de instituições públicas, entidades não-governamentais e empresas. Representando o TRF4, participaram o assessor Ronaldo Sprenger Dreger e a assistente social Cátia Segabinazzi, responsáveis pelas atividades desenvolvidas pelo tribunal na comunidade.
Após a reunião, o grupo foi visitar a comunidade da vila, situada ao lado do prédio do TRF4, e o local onde está sendo construído o conjunto habitacional que irá receber as famílias, na Avenida Protásio Alves, 9.099.
Além de Porto Alegre, com o projeto da Vila Chocolatão, outras 13 cidades do mundo foram selecionadas pelo UNGC Cities Programme como projeto-piloto: Melbourne (Austrália), Jinan (China); Ulaanbaatar (Mongólia); Jamshedpur (Índia); Kawasaki (Japão); As-Salt (Jordânia); Plock (Polônia); Le Havre (França); Berlim (Alemanha); Nuremberg (Alemanha); Bath (Reino Unido); Tshwane (África do Sul); e São Francisco (EUA).