Semana da conciliação em Três Lagoas (MS) balanço positivo
Terminou nesta sexta-feira passada, 21 de maio, a Semana da Conciliação Previdenciária na Justiça Federal de Três Lagoas/MS.
O evento foi coordenado pelo desembargador federal Antonio Cedenho, e contou com a participação de juízes federais da Seção Judiciária do Mato Grosso do Sul e servidores da Vara Federal de Três Lagoas/MS e do Gabinete da Conciliação Itinerante, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
Foram realizadas 101 audiências, das quais resultaram 77 acordos, envolvendo valores da ordem de R$ 650 mil (somatório de uma mensalidade do benefício concedido, dos atrasados e dos honorários advocatícios acordados).
Os benefícios previdenciários, todos por incapacidade, serão implantados já a partir de 1º de junho, e os atrasados serão pagos em até 60 dias.
“O que me deixou mais realizada foi observar a satisfação com que a parte se despedia, após a formalização dos acordos”, declarou Giovana Girotto, Supervisora, que atuou como conciliadora.
“Além de agilizar a prestação jurisdicional, a conciliação diminui o volume de serviço da Vara, já que não há necessidade de publicação da sentença, nem de dar carga dos processos às partes, e, principalmente, proporciona ao segurado o contentamento de receber o benefício que está pleiteando em juízo”, declarou Marcos Antonio Ferreira de Castro, Diretor de Secretaria.
Para o juiz federal substituto Luiz Fiorentini, a conciliação só tem vantagens: propicia uma diminuição do volume de serviço da Vara e do Tribunal, permite aos procuradores do INSS uma melhor alocação de sua força de trabalho, e, sobretudo, retira do segurado o “custo do tempo do processo”.