Varas Federais do Espírito Santo são virtualizadas
A partir desta segunda-feira (22) a 2ª Vara Federal Cível iniciou seu processo de implantação digital. A partir de 1º de março, o mesmo acontecerá na 6ª Vara Federal Cível. Foram editadas no dia 12 de fevereiro, pela Direção do Foro da Justiça Federal do Espírito Santo, as Portarias que determinam, com a aprovação da Corregedoria Regional da Justiça Federal da 2ª Região.
Dessa forma, a JFES terá todas as suas varas cíveis funcionando com processo eletrônico, a exemplo do que já ocorreu com os três Juizados Especiais Federais e as quatro Varas Federais de Execução Fiscal. Ficarão faltando apenas as varas federais criminais e as do interior (Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina e São Mateus), que deverão ser virtualizadas gradativamente até meados deste ano.
Dentre as vantagens da virtualização dos autos, destacam-se mais agilidade na tramitação dos processos, consulta dos autos pela internet, redução da necessidade de espaço físico para guarda dos processos, diminuição das despesas com locação de espaços e redução na utilização de papéis.