Enfam promove em Minas Gerais terceiro curso sobre mediação
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) abriu o terceiro curso regionalizado para formação de multiplicadores em mediação e técnicas autocompositivas. Destinado a juízes federais, o evento será realizado até amanhã (24), em Belo Horizonte (MG).
O curso de mediação é fruto de uma parceria da Enfam com a Secretaria da Reforma do Judiciário (SRJ) do Ministério da Justiça e com a Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf).
Durante a abertura do evento, o ministro Arnaldo Esteves do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ressaltou em discurso a importância da mediação na solução de conflitos na sociedade contemporânea. “A técnica da mediação busca alcançar um ponto de equilíbrio para que as próprias partes, de maneira amigável e sem maiores ressentimentos mútuos, possam alcançar soluções consensuais, não só de conteúdo econômico, mas, sobretudo, de cunho social”, disse.
Representando o diretor-geral da Enfam, ministro Fernando Gonçalves, Esteves enumerou algumas das principais vantagens da mediação, dentre as quais a celeridade, a confidencialidade, a redução de custos financeiros e do desgaste emocional das partes, além da diminuição da reincidência dos litígios.
O vice-diretor da Esmaf, desembargador Carlos Moreira Alves, destacou a importância dos investimentos em educação para a promoção da melhoria dos serviços prestados pelo Judiciário à população. O secretário da Enfam, Marcos Degaut, defendeu que a modernização do Poder Judiciário deve repousar na formulação de um projeto estratégico consistente de formação e aperfeiçoamento de magistrados.
Durante o evento, os representantes da Enfam informaram que a Escola realizará o quarto curso de mediação em Fortaleza (CE). O curso deverá ocorrer entre os próximos dias 8 e 10 de março e será destinado a juízes estaduais. A Secretaria da Reforma do Judiciário (SRJ) do Ministério da Justiça foi representada na cerimônia pelo assessor Marcelo Vieira.
Fonte : Enfam
www.stj.gov.br