Notícias
CJF adere à campanha de conscientização sobre o diagnóstico e o tratamento do glaucoma
Saúde
O Conselho da Justiça Federal (CJF) aderiu à "Campanha 24 horas pelo glaucoma", promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a fim de incentivar o diagnóstico e o tratamento precoces da doença. A ação ocorre neste mês, em que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, instituído pela Lei n. 10.456/2002 e celebrado em 26 de maio. No período, a sede do CJF ficará iluminada com a cor verde, símbolo da campanha.
O glaucoma é uma doença ocular em que ocorre a pressão elevada no interior dos olhos que, no decorrer de alguns anos, danifica as fibras nervosas do nervo óptico e pode causar a cegueira quando não tratada a tempo. Os sintomas se apresentam na fase mais avançada da doença, quando a pessoa começa a esbarrar nas coisas e a perder a visão periférica, podendo ter a visão central prejudicada com a evolução do quadro.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, no Brasil, em 2022, havia 1,5 milhão de pessoas com a doença. Quase a metade desse grupo desconhecia sua condição por se tratar de doença de evolução silenciosa, sem dor ou incômodo em sua fase inicial.
A enfermidade não tem cura, mas pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores as chances de evitar a perda da visão.
Somente o exame oftalmológico pode detectar o glaucoma. O médico faz a medição da pressão intraocular, o exame de fundo de olho e, quando necessário, solicita o exame de campo visual.
Consulte o seu oftalmologista regularmente