Notícias
Encontro sobre gestão de obras debate plano orçamentário e experiências de reformas nos TRFs
Eventos
O “Encontro de Planejamento e Gestão de Obras da Justiça Federal” contou, na tarde de segunda-feira (21), com a realização de palestras sobre plano orçamentário e reformas executadas no âmbito dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) das 2ª, 3ª e 5ª Regiões. O evento, promovido nos dias 21 e 22 de novembro, reuniu técnicos e gestores das áreas de obras do CJF e da Justiça Federal de 1º e 2º graus, com o objetivo de promover a integração e a atualização dos profissionais da área.
Um dos palestrantes, o secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças do CJF, Marcelo Barros Marques, abordou o tema “Planos orçamentários”. Em sua fala, o servidor considerou o orçamento como “um fator extremamente importante para a realização de todo o planejamento e, por consequência, para a execução das obras e a promoção de políticas públicas", e sob essa perspectiva, detalhou o processo de estruturação orçamentária, pontuando as mudanças no orçamento de obras decorrentes da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) a partir de 2022.
Na sequência, os servidores da 5ª Região Ewerton Henrique Bezerra Lima e Juliana de Araújo Diniz apresentaram o projeto “Recriar-CE – Reforma para o redesign arquitetônico da Subseção Judiciária de Maracanaú”. Os palestrantes destacaram que a reforma consiste em uma solução inovadora e tecnológica para as necessidades advindas com a pandemia de Covid-19, ao promover a “reestruturação dos espaços físicos, garantindo condições de trabalho e criando um ambiente flexível, multifuncional e inclusivo”.
Já o “Retrofit da Central de Água Gelada (CAG) do sistema de climatização do TRF da 2ª Região” foi assunto da exposição do membro do Comitê Técnico de Obras Nacional (CTO-N) Bruno José Barreto Nassar e do servidor do 2ª Região Leonardo Almeida de Oliveira. Os oradores explicaram que a modernização do projeto de resfriamento no ambiente predial do TRF da 2ª Região se fez necessária “para garantir maior segurança e funcionalidade aos usuários do espaço, bem como melhorar a eficiência energética de energia e de água”.
Por fim, o membro do CTO-N da 3ª Região, Frederico Assis Bastos, falou sobre a “Reforma das instalações hidráulicas e dos sanitários do edifício-sede do TRF da 3ª Região”. Ele destacou a importância de “um planejamento detalhado para a execução de uma obra em um edifício ocupado e o imprescindível engajamento da alta administração e dos usuários do edifício”.
Evento
O “Encontro de Planejamento e Gestão de Obras da Justiça Federal” é uma realização do CJF, por intermédio da Secretaria de Gestão de Obras (SGO), com o apoio do Centro de Estudos Judiciários (CEJ).
Leia mais: