Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 03 Março > Saiba tudo sobre a Central de Atendimento ao Juiz Federal 

Notícias

Saiba tudo sobre a Central de Atendimento ao Juiz Federal 

CAJU

por publicado: 18/03/2021 18h32 última modificação: 18/03/2021 18h32
Canal, conhecido como CAJU, conta com um acervo de periódicos e livros eletrônicos disponibilizados via sistema ou e-mail 

Criada em 1995, a Central de Atendimento ao Juiz Federal (CAJU) surgiu para suprir as solicitações de pesquisas realizadas pelos magistrados federais. O serviço, gerido pela Divisão de Biblioteca e Editoração do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), fornece aos magistrados informações sobre doutrina, legislação e jurisprudência. 

As buscas podem ser feitas pela plataforma da CAJU, que conta com bases de dados, e-booksperiódicos eletrônicos, ou por e-mail. Do acervo composto por revistas eletrônicas, livros e periódicos, o magistrado pode solicitar cópia de artigos, referências bibliográficas e capítulos específicos do livro de seu interesse, além de se cadastrar para receber por e-mail os artigos dos periódicos mais recentes recebidos pela Biblioteca do CJF. Caso algum material não esteja disponível na Biblioteca do CJF, a Central de Atendimento entra em contato com outras bibliotecas jurídicas e universitárias, nacionais e internacionais, para atender todas as solicitações.  

A Central de Atendimento também oferece para consulta o InfoCAJU. Um informativo eletrônico publicado periodicamente, que apresenta indicações literárias, e as principais pesquisas demandadas pelos magistrados por e-mail. A última edição deu destaque à coleta de perfil genético para a investigação criminal, possibilidade introduzida no ordenamento jurídico pátrio a partir da entrada em vigor da Lei n. 12.654/2012. 

Segundo Rodrigo G. Galvão Bueno, Chefe da CAJU, “os atendimentos tratam de assuntos bastante variáveis, como a Constituição de Weimar ou temas mais recentes como a Lei Anticrime ou a coleta de perfil genético para a investigação criminal. Enfim, cada dia é um conteúdo diferentemais interessante e algumas vezes desafiador. 

Somente em 2020, a CAJU atendeu a 6.380 solicitações de pesquisa. A importância da Central está na prestação de serviços de informação para subsidiar os julgamentos, bem como atualizar, aprofundar e até mesmo reformular conhecimentos de forma a contribuir na formação continuada do magistrado. Na medida em que investimos em informação, estamos gerando conhecimento para a Instituição e construindo um legado muito grande, afirma a Diretora de Divisão de Biblioteca e Editoração do Conselho, Maria Aparecida de Assis Marks.    

A gestora também lembra que umparceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) permiti a ampliação do acervo e melhorias no sistema da Central, que contará, em breve, com o serviço de descoberta de conteúdo e novas bases de dados. 

Acesse a CAJU 

Para acessar a Central de Atendimento ao Juiz Federal, basta entrar no Portal do CJF. Um link direto para a CAJU está listado no menu principal do site, no lado esquerdo da página. Para obter o cadastro com login e senha e outras informações do serviço, os magistrados devem encaminhar um e-mail para caju@cjf.jus.br ou ligar no número (61) 3022-7273 ou (61) 3022-7283.