Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2011 > Janeiro > Ministro Felix Fischer assume o exercício da Presidência do CJF e STJ

Ministro Felix Fischer assume o exercício da Presidência do CJF e STJ

publicado 18/01/2011 09h35, última modificação 11/06/2015 17h06

O vice-presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer, fica no comando do Tribunal até o final das férias forenses. O ministro assumiu o encargo no dia 15, substituindo o presidente da Corte, ministro Ari Pargendler, que ficou no plantão desde o dia 18 de dezembro. Neste mês de janeiro, período de férias forenses, ele apreciará os pedidos de liminar ou de urgência.

Natural de Hamburgo, na Alemanha, e naturalizado brasileiro, o ministro Felix Fischer integra o STJ desde 1996. É formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara (atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Antes de abraçar a magistratura, ao passar a integrar o STJ, o ministro Fischer passou pelo Ministério Público paranaense e exerceu o magistério em diversas universidades. Na Corte superior, já presidiu a Quinta Turma e a Terceira Seção, responsáveis por matérias penais e previdenciárias.

Em setembro do ano passado, assumiu a Vice-Presidência do STJ e do Conselho da Justiça Federal (CJF) para o biênio 2010-2012. Em sua trajetória profissional, também integrou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde foi corregedor-geral da Justiça Eleitoral. exerceu, ainda, as funções de diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), de presidente da Comissão de Jurisprudência do STJ e de diretor da Revista do STJ.