Você está aqui: Página Inicial > Gestão da Informação

Gestão da Informação

publicado 03/04/2009 11h10, última modificação 11/06/2015 12h52

Biblioteca do CEJ

Com amplo acervo, a biblioteca do CEJ atende ao Conselho e à Justiça Federal de 1º e 2º graus.

A construção da rede de bibliotecas com a cooperação mútua entre as bibliotecas do CEJ e da Justiça Federal de 1º e 2º graus otimizará e racionalizará recursos financeiros, materiais e humanos na gestão de Sistemas de Informação Bibliográfica e Documental, melhor apoiando os magistrados federais no acesso rápido às informações necessárias à instrução e julgamento de processos.

 

Banco de Soluções de Qualidade do Judiciário - JusQualitas

 

Desenvolvido para implementar a gestão das informações e do conhecimento como parte do processo de fortalecimento da governança na Justiça Federal. Disponibiliza informações estratégicas sobre soluções, projetos, sistemas, melhores práticas e experiências de melhoria organizacional, implantados ou em desenvolvimento adotadas para a resolução de problemas que afetam o funcionamento da Justiça Federal.

 

Central de Atendimento ao Juiz Federal

Serviço que visa fornecer aos magistrados federais informações sobre doutrina, legislação, jurisprudência, acompanhamento de projetos de lei, no prazo necessário ao processo de julgamento e à atualização de seus conhecimentos, fornecendo material para a elaboração de teses, palestras, conferências etc.

 

Boletim de Informações Gerenciais da Justiça Federal

Newsletter sobre temas voltados ao aperfeiçoamento gerencial, tais como gestão de pessoas, gestão do conhecimento, gestão de projetos, inovação, liderança, mapeamento de processos, entre outros, com vistas a dar suporte às atividades da Administração Judiciária.

 

Programa de Gestão Documental da Justiça Federal

Em parceria com as instituições da Justiça Federal, o CEJ desenvolve o Programa de Gestão Documental da Justiça Federal, que propõe rotinas para gerenciamento dos acervos de documentos administrativos e de processos judiciais produzidos no exercício de suas atribuições, buscando a conservação de documentos para a preservação do patrimônio público e da memória da sociedade e a comprovação de direitos.

No Portal que se encontra no endereço acima estão disponíveis a legislação que fundamenta o Programa, os últimos editais de eliminação de documentos administrativos e de autos findos, bibliografias sobre diversos assuntos, links para sites que tratam de gestão de documentos, além de endereços dos arquivos e contatos dos membros da Comissão Técnica Interdisciplinar para Gestão Documental da Justiça Federal.

 

Projeto Memória da Justiça Federal

O registro dos conhecimentos e experiências daqueles que integram ou integraram a Justiça Federal possibilita o resgate das contribuições individuais à história dessa instituição e o compartilhamento de conhecimentos.Uma das iniciativas do Projeto Memória da Justiça Federal é o programa História Oral da Justiça Federal que realiza entrevistas com magistrados e servidores para criação de uma base de dados que possibilitará o resgate das contribuições individuais à História da Justiça Federal e da sociedade brasileira.

 

Programa Gestor de Tabelas Processuais da Justiça Federal

A Resolução CJF 471, de 2005, instituiu o Comitê Gestor de Tabelas Processuais da Justiça Federal, e este elaborou a Tabela Única de Movimentação Processual da Justiça Federal - TUMP, com o intuito de uniformizar os eventos de movimentação processual em toda a Justiça Federal de 1º e 2º graus.