• Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu 2
  • Ir para a busca 3
  • Ir para o rodapé 4
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • VLibras
  • Mapa do Site
Buscar no portal
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Perguntas frequentes
  • Contato
  • Acesso a sistemas
  • SEI
  • PJe JF
  • Intranet
    A- A+ AA
Você está aqui: Página Inicial > Corregedoria da Justiça Federal > Turma Nacional de Uniformização > Temas Representativos
Menu
Navegação
  • Conheça o CJF
  • Sessões do CJF
  • ASCOM
  • Biblioteca
  • CAJU
  • Acesso à Informação
  • Transparência e Prestação de Contas
  • Ouvidoria
  • Certidão Negativa
  • Licitações
  • Atos Normativos
  • Links Úteis
  • Manual de Cálculos
  • Estatísticas da Justiça Federal
  • Centro de Memória CJF
  • Pesquisa de Satisfação - Serviços CJF
  • Centro de Cooperação Internacional
CONCILIAÇÃO
  • Boas Práticas
  • Estatísticas
  • Atos Normativos
PESQUISA DE JURISPRUDÊNCIA
  • Jurisprudência Unificada
  • Jurisprudência da TNU
  • Jurisprudência Administrativa CJF
UNIDADES
  • Auditoria Interna
  • Estratégia e Governança
  • Tecnologia da Informação
  • Orçamento e Finanças na Justiça Federal
  • Gestão de Pessoas
  • Secretaria de Administração
  • Gestão de Obras
  • Manual SEI Atualizado
CORREGEDOR-GERAL
  • Corregedoria- Geral da Justiça Federal
  • Turma Nacional de Uniformização
    • eproc
    • Presidente da TNU
    • Composição
    • Temas Representativos
    • Jurisprudência
    • Sessões de Julgamento - Calendário 2021
    • Processual
    • Atos Oficiais
    • Publicações
    • Fórum Virtual
    • DJe - Diário da Justiça Eletrônico
    • Decisões noticiadas
    • Perguntas Frequentes
    • Contatos
    • Regimento Interno
    • Boletim de Jurisprudência
  • Centro de Estudos Judiciários

 

 

Info
+Busca











Tema 231 Situação do tema Julgado Ramo do direito DIREITO ADMINISTRATIVO
Questão submetida a julgamento Saber qual o critério de cálculo da GDAEM para fins de incorporação aos proventos de aposentadoria ou às pensões.
Tese firmada Para fim de cálculo do valor da GDAEM, quando de sua incorporação aos proventos de aposentadoria, a expressão "média dos valores recebidos", constante do artigo 8º, II, "a", da Lei 11.156/05, deve ser compreendido como média da pontuação recebida pelo servidor, com reajustamento da verba sempre que revistos os valores dos pontos que lhe deram causa, na mesma proporção dos servidores da ativa.
Processo Decisão de afetação Relator (a) Julgado em Acórdão publicado em Trânsito em julgado
PEDILEF 0004427-94.2014.4.01.4103/RO
18/09/2019
Juíza Federal Tais Vargas Ferracini de Campos Gurgel 18/09/2020 13/10/2020 18/11/2020
Tema 232 Situação do tema Julgado Ramo do direito DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Questão submetida a julgamento Saber se é devido o recebimento, acumuladamente, dos valores alusivos a auxílio-doença e seguro-desemprego, nos casos em que o segurado trabalhou por necessidade de manutenção do próprio sustento, mesmo estando incapacitado, nos termos em que indicado na DII fixada pela perícia judicial.
Tese firmada O auxílio-doença é inacumulável com o seguro-desemprego, mesmo na hipótese de reconhecimento retroativo da incapacidade em momento posterior ao gozo do benefício da lei 7.998/90, hipótese na qual as parcelas do seguro-desemprego devem ser abatidas do valor devido a título de auxílio-doença.
Processo Decisão de afetação Relator (a) Julgado em Acórdão publicado em Trânsito em julgado
PEDILEF 0504751-73.2016.4.05.8200/PB
18/09/2019
Juiz Federal Bianor Arruda Bezerra Neto - para acórdão: Juiz Federal Fábio de Souza Silva 12/12/2019 18/12/2019 / EDCL - 24/09/2020 28/10/2020
Tema 233 Situação do tema Julgado Ramo do direito DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Questão submetida a julgamento Saber se, uma vez cassada a aposentadoria estatutária, pode o respectivo tempo de contribuição ser aproveitado para a obtenção de aposentadoria em outro regime, no caso o RGPS.
Tese firmada O servidor público aposentado no RPPS e que sofrer pena de cassação de sua aposentadoria pode utilizar o respectivo período contributivo para requerer aposentadoria no RGPS, devidamente comprovado por meio de Certidão de Tempo de Contribuição fornecida pelo órgão público competente.
Processo Decisão de afetação Relator (a) Julgado em Acórdão publicado em Trânsito em julgado
PEDILEF 0053962-51.2016.4.02.5151/RJ
18/09/2019
Juiz Federal Erivaldo Ribeiro dos Santos 12/03/2020 16/03/2020 / EDCL - 18/09/2020 21/10/2020
Tema 234 Situação do tema Julgado Ramo do direito DIREITO TRIBUTÁRIO
Questão submetida a julgamento Saber ser a regra constante do art. 138 do CTN, que trata da "denúncia espontânea", aplica-se, ou não, aos casos de cumprimento extemporâneo de obrigação tributária acessória, os chamados deveres instrumentais do contribuinte.
Tese firmada A regra do art. 138 do CTN, que trata da "denúncia espontânea", não se aplica aos casos de cumprimento extemporâneo de obrigação tributária acessória, os chamados deveres instrumentais do contribuinte.
Processo Decisão de afetação Relator (a) Julgado em Acórdão publicado em Trânsito em julgado
PEDILEF 5023703-92.2016.4.04.7200/SC
09/10/2019
Juiz Federal Bianor Arruda Bezerra Neto 19/06/2020 24/06/2020 14/12/2020
Tema 235 Situação do tema Em julgamento - eproc Ramo do direito DIREITO ADMINISTRATIVO
Questão submetida a julgamento Se o pagamento da GACEN é devido ou não é devido aos servidores inativos da FUNASA.
Tese firmada
Processo Decisão de afetação Relator (a) Julgado em Acórdão publicado em Trânsito em julgado
PEDILEF 5006060-68.2018.4.04.7001/PR
09/10/2019
Juiz Federal Ivanir César Ireno Júnior
Tema 236 Situação do tema Em Julgamento - eproc Ramo do direito DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Questão submetida a julgamento Se é cabível o pagamento de salário-maternidade em favor do genitor, no caso de falecimento de segurada que a ele faria jus, no caso de o óbito da mãe ser anterior à edição da Lei nº 12.873/2013, que incluiu o art. 71-B na Lei nº 8.213/91.
Tese firmada
Processo Decisão de afetação Relator (a) Julgado em Acórdão publicado em Trânsito em julgado
PEDILEF 0072880-17.2013.4.01.3800/MG
06/11/2019
Juíza Federal Polyana Falcão Brito
Tema 237 Situação do tema Em Julgamento - eproc Ramo do direito DIREITO PENAL
Questão submetida a julgamento Definir a natureza do delito previsto no artigo 48 da Lei nº 9.605/98 e saber se tal dispositivo legal pode ser interpretado de modo a incluir a conduta daquele que mantém edificação construída em momento anterior à sua vigência.
Tese firmada
Processo Decisão de afetação Relator (a) Julgado em Acórdão publicado em Trânsito em julgado
PEDILEF 0000138-48.2013.4.05.8402/RN
06/11/2019
Juíza Federal Isadora Segalla Afanasieff
Tema 238 Situação do tema Em Julgamento - eproc Ramo do direito DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Questão submetida a julgamento Decidir se, para o reconhecimento de tempo de serviço especial dos trabalhadores que exercem atividades de serviços gerais em limpeza e higienização de ambientes hospitalares por exposição aos agentes biológicos elencados sob o código 1.3.2 do quadro do anexo ao Decreto n. 53.831/64, exige-se a efetiva demonstração da exposição habitual àqueles agentes nocivos ou se, ao contrário, o enquadramento decorre de simples presunção de insalubridade por categoria profissional.
Tese firmada
Processo Decisão de afetação Relator (a) Julgado em Acórdão publicado em Trânsito em julgado
PEDILEF 0000861-27.2015.4.01.3805/MG
06/11/2019
Juíza Federal Polyana Falcão Brito
Tema 239 Situação do tema Em Julgamento - eproc Ramo do direito DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Questão submetida a julgamento Saber se a prorrogação da qualidade de segurado por desemprego involuntário se estende ao segurado contribuinte individual.
Tese firmada
Processo Decisão de afetação Relator (a) Julgado em Acórdão publicado em Trânsito em julgado
PEDILEF 0504272-91.2018.4.05.8400/RN
06/11/2019
Juiz Federal Atanair Nasser Ribeiro Lopes
Tema 240 Situação do tema Em Julgamento - eproc Ramo do direito DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Questão submetida a julgamento Saber se a anotação de vínculo empregatício realizada extemporaneamente em CTPS tem a serventia de início de prova material para fins previdenciários (art. 55, § 3º, da Lei 8.213/91) ou se depende de outros elementos materiais de prova a corroborá-la.
Tese firmada
Processo Decisão de afetação Relator (a) Julgado em Acórdão publicado em Trânsito em julgado
PEDILEF 0500540-27.2017.4.05.8307/PE
06/11/2019
Juiz Federal Ivanir César Ireno Júnior
Total (281) | Itens por página 10, 20, 40
24 de 29 « »
Voltar para o topo
Tribunais Regionais Federais
TRF da 1ª Região
TRF da 2ª Região
TRF da 3ª Região
TRF da 4ª Região
TRF da 5ª Região
Unidades CJF
Controle Interno
Estratégia e Governança
Tecnologia da Informação
Orçamento e Finanças na JF
Gestão de Pessoas
Secretaria de Administração
Arquitetura e Engenharia
Unidades Corregedor Geral
Corregedoria-Geral da Justiça Federal
Turma Nacional de Uniformização
Centro de Estudos Judiciários
Redes sociais
Twitter
YouTube
Facebook
RSS
O que é?
Navegação
Acessibilidade
Mapa do site
Horário
O atendimento ao público no CJF é das 11 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados.
Endereço
SCES - Setor de Clubes Esportivos Sul - Trecho 3 - Polo 8 - Lote 9 CEP: 70200-003 Brasília/DF Fone: (0xx61) 3022-7000