I Jornada de Direito e Processo Penal – 10 a 14 de agosto de 2020
Quando |
10/08/2020
a
17h45
14/08/2020
a
14h00
a |
---|---|
Onde | Auditório do Conselho da Justiça Federal - Brasília/DF |
Nome do Contato | jornadacej@cjf.jus.br |
Telefone do Contato | ( 61) 3022-7244 |
Adicionar evento ao calendário |
vCal iCal |
AVISO
Informamos que a I Jornada de Direito de Direito e Processo Penal conta com o reconhecimento, para fins de promoção, pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - Enfam, Portaria ENFAM/SGE N. 3 de 06 de Agosto de 2020
Salientamos que o cronograma referido consta na Portaria N.257-CJF, que alterou as datas de realização e a modalidade para telepresencial dos trabalhos da I Jornada de Direito e Processo Penal, considerando notadamente a pandemia do COVID-19 e a necessidade de adoção de medidas visando evitar o contágio e a propagação da doença.
O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) iniciou o envio de mensagem eletrônica, via e-mail, aos autores de propostas de enunciados selecionadas, com o intuito de dar prosseguimento ao cronograma concernente à I Jornada de Direito e Processo Penal, que ocorrerá no período de 10 a 14 de agosto de 2020.
Participantes:
As comissões da I Jornada de Direito e Processo Penal serão compostas por professores e especialistas convidados, representantes de instituições por elas indicados, membros de Tribunais Superiores, magistrados federais e autores de proposições de enunciados aceitas para discussão.
As proposições de enunciados deverão seguir os seguintes parâmetros formais:
Somente será admitida a proposta de enunciado enviada por meio do sistema Enunciados, em tempo oportuno e com recebimento confirmado pelo referido sistema.
Qualquer pessoa natural poderá apresentar até três propostas de enunciados, vedada a coautoria.
As propostas deverão ser redigidas em orações diretas e objetivas, no máximo 800 caracteres, com a indicação da Comissão de Trabalho e do dispositivo da legislação específica com o qual a proposição guarda maior correlação;
Também deverá conter exposição de motivos, com no máximo 1.600 caracteres, na qual o proponente apresentará os fundamentos teóricos da sua proposição, podendo citar, no corpo do texto, obras doutrinárias e textos jurisprudenciais, dispensada a transcrição literal;
O proponente deverá indicar, no formulário, nome completo, endereços físico e eletrônico, telefones, profissão, instituição à qual está vinculado profissional ou academicamente.
Serão sumariamente excluídas as proposições que não atenderem aos requisitos formais.
As propostas de enunciados serão encaminhadas à Coordenação Científica da Comissão de Trabalho indicada pelo autor, sem indicação de autoria.
A Coordenação Científica selecionará as propostas de enunciados a serem admitidas para discussão, podendo fazer adaptações e correções.
As propostas de enunciados que tratarem de temas idênticos ou possuírem redação simétrica ou correlata serão consolidadas pela Coordenação Científica em uma ou duas propostas para apreciação, sendo garantida a participação de todos os proponentes dos enunciados simétricos ou correlatos.
A Coordenação Científica poderá enviar proposições relevantes à Coordenação Científica de outra Comissão de Trabalho.
Os autores serão comunicados acerca do resultado da seleção quanto a sua proposta de enunciado.
Os autores de propostas de enunciados selecionadas serão convidados a realizarem inscrição na Jornada.
Em até quinze dias úteis do início da Jornada, a Secretaria do CEJ enviará, exclusivamente por meio eletrônico, a todos os participantes, as propostas de enunciados aceitas para discussão e suas respectivas justificativas, divididas por Comissão de Trabalho.
Das Palestras:
A discussão das proposições será antecedida de palestras proferidas por especialistas na matéria, conforme programação a ser divulgada.
§ 1º A participação dos inscritos na Jornada, durante as palestras, é opcional e será certificada em separado.
§ 2º Até o limite do espaço físico, pessoas não inscritas na Jornada serão admitidas para assistirem às palestras.
Período para apresentação de propostas de enunciados: 19/12/2019 a 18/5/2020
Período do evento: 10 a 14 de agosto de 2020
Local: Conselho da Justiça Federal - Brasília/DF
Realização:
Apoio:
Carga horária: 12 horas-aula
Público-alvo: Ministros dos tribunais superiores, magistrados federais, professores e especialistas convidados pela Coordenação Geral e pelas Coordenações Científicas, entidades relacionadas com o tema, membros de Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais do Trabalho, Ministério Público Federal e Estadual, Procuradoria-Geral da República, Advocacia-Geral da União, Ordem dos Advogados do Brasil, Defensorias Públicas, Associações de Magistrados e representantes da administração pública indicados pelos respectivos órgãos e autores de propostas de enunciados aceitas para discussão.
Objetivos gerais
A Jornada tem por objetivo a produção de enunciados, que consiste em delinear posições interpretativas sobre o Direito Penal e Processual Penal vigente, adequando-as às inovações legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais por meio do debate entre especialistas.
Portaria n. 682/2019-CJF, que dispõe sobre o Regimento. Clique aqui!
Portaria n. 294/2020-CJF, que dispõe sobre a alteração no Regimento. Clique aqui!
Portaria n. 139/2020-CJF, que dispõe sobre a Presidência e a Coordenação Científica das Comissões de Trabalho de que trata o Regimento desta Jornada. Clique aqui!
Portaria n. 187/2020-CJF, que dispõe sobre a prorrogação do prazo para apresentação das propostas de
enunciados. Clique aqui!
Portaria n. 257/2020-CJF, que dispõe sobre a alteração para modalidade telepresencial e alterou as datas de realização dos trabalhos. Clique aqui!
COORDENAÇÃO GERAL:
Ministra Maria Thereza de Assis Moura, Superior Tribunal de Justiça
Ministro Rogerio Schietti Cruz, Superior Tribunal de Justiça
Professora Marta Saad
Juiz Federal Daniel Marchionatti Barbosa
PALESTRAS - Transmitidas pelo canal do CJF no YouTube
A discussão das proposições será antecedida de palestras proferidas por especialistas na matéria, conforme programação abaixo.
10 de agosto (segunda-feira)
17h45 - 18h |
Abertura Presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, Ministro João Otávio de Noronha Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Humberto Martins Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça e Corregedora-Geral da Justiça Federal, Ministra Maria Thereza de Assis Moura. Diretor-Geral da Enfam, Ministro Herman Benjamim Ministro do Superior Tribunal de Justiça e Coordenador Geral Cientifico da Jornada, Rogerio Schietti Cruz Ministro do Superior Tribunal de Justiça e Presidente da Comissão 1, Saldanha Palheiro, Ministro do Superior Tribunal de Justiça e Presidente da Comissão 2, Ribeiro Dantas Ministro do Superior Tribunal de Justiça e Presidente da Comissão 3, Nefi Cordeiro Ministro do Superior Tribunal de Justiça e Presidente da Comissão 4, Reynaldo Soares da Fonseca Ministro do Superior Tribunal de Justiça e Presidente da Comissão 5, Sebastião Alves dos Reis Júnior Advogado-Geral da União, José Levi Mello do Amaral Júnior Presidente da AMB, Renata Gil de Alcântara Videira Presidente da AJUFE, Eduardo André de Brito Fernandes |
18h - 19h |
Conferência inaugural Presidente de mesa: Ministra Maria Thereza de Assis Moura (STJ) Conferencista: Professor Máximo Langer (UCLA. Argentino) |
19h - 20h10 |
Painel I: Colaboração premiada Presidente de mesa: Professor Frederico Valdez Pereira Painelistas: Professor Pierpaolo Bottini (USP. Advogado) Professor Vladimir Aras (MPF) |
12 de agosto (quarta-feira)
18h - 19h10 |
Painel II: Confisco Alargado Presidente de mesa: Ministro Sebastião Reis Júnior (STJ) Painelistas: Professora Marta Saad (Advogada. Professora USP) Desembargadora Federal Salise Sanchotene (TRF4) |
19h10 - 20h10 |
Conferência Juiz de Garantias e processo adversarial Presidente de mesa: Ministro Rogerio Schietti Cruz (STJ) Conferencista: Professor Leonel González (abogado argentino) |
COMISSÕES DE TRABALHO:
Serão formadas comissões de trabalho para apreciação e seleção das propostas de enunciados. Estas comissões serão integradas por professores e especialistas convidados, por representantes de instituições e por autores de proposições enviadas e selecionadas para discussão.
Temas:
-
Crimes transnacionais: tráfico de drogas, contrabando, descaminho, tráfico de armas, art. 241-A do ECA, crimes pela internet. Causas impeditivas de prescrição. Livramento condicional.
Presidente: Ministro Antonio Saldanha Palheiro, Superior Tribunal de Justiça
Coordenadora científica: Adriana Cruz -
Lavagem de dinheiro. Corrupção. Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Crimes contra a ordem tributária. Organizações criminosas. Roubo. Crimes hediondos. Legítima defesa. Varas criminais colegiadas.
Presidente: Ministro Ribeiro Dantas, Superior Tribunal de Justiça
Coordenador científico: Alexandre Wunderlich -
Técnicas especiais de investigação. Colaboração premiada. Ação controlada. Infiltração de agentes. Quebras de sigilo. Interceptações. Captação ambiental. Cooperação jurídica internacional. Perfis genéticos, biométricos e balísticos. Cadeia de custódia. Acordo de não persecução penal.
Presidente: Ministro Nefi Cordeiro, Superior Tribunal de Justiça
Coordenador científico: Ricardo Rachid de Oliveira -
Prisão processual. Medidas cautelares diversas da prisão. Medidas cautelares reais. Perda e confisco de bens e sua destinação, avaliação, alienação e utilização. Juiz das garantias. Audiência de custódia. Contaminação do magistrado (art. 3º-D e art. 157, § 5º, do CPP).
Presidente: Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, Superior Tribunal de Justiça
Coordenador científico: Vinicius Gomes de Vasconcellos -
Recursos, execução da pena na pendência de recursos, habeas corpus, reclamação. Progressão de regime. Livramento condicional. Estabelecimentos penitenciários federais de segurança máxima. Regime disciplinar diferenciado.
Presidente: Ministro Sebastião Reis Júnior, Superior Tribunal de Justiça
Coordenador científico: Diogo Malan
Plenária
Cada comissão de trabalho será responsável pela discussão e seleção dos enunciados, os quais serão levados à reunião plenária para aprovação.
ESTRUTURA BÁSICA DO PROGRAMA
13 de agosto (quinta-feira) - Comissões de Trabalhos, realizadas pelo Zoom meetings
9h - 12h30 | Comissões de Trabalho e Votação |
12h30 - 14h | intervalo para almoço |
14h - 18h30 | Comissões de Trabalho |
14 de agosto (sexta-feira) - Plenária, realizada pelo Zoom meetings
9h - 14h | Plenária |