Você está aqui: Página Inicial > Corregedoria da Justiça Federal > Centro de Estudos Judiciários > Cursos e Eventos > EaD > Curso Gestão de Pessoas para Servidores - Turmas 1 e 2/2021

Curso Gestão de Pessoas para Servidores - Turmas 1 e 2/2021

publicado 20/03/2018 12h48, última modificação 23/08/2021 16h50
Quando 01/09/2021 a 00h00 22/10/2021 a 00h00 a
Onde Plataformas Moodle e Zoom, do CJF
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

I - Apresentação

Trata-se do curso Gestão de Pessoas para Servidores. A ação educacional será realizada na modalidade a distância. O objetivo do CEJ é propiciar o aperfeiçoamento dos servidores para o desenvolvimento de suas equipes, a motivação de pessoas, a facilitação na comunicação, a negociação e a condução de reuniões, tudo a contribuir para que a gestão da respectiva unidade judiciária ou da equipe seja realizada de forma humana e produtiva, alinhada com a missão do Poder Judiciário de realizar a Justiça. 

II - Informações Gerais

Período do curso: 1/9 a 22/10/2021
Dia de aula síncrona (ao vivo): 1/9 de 17h às 18h

Vagas:  120 (60 vagas por turma)

Público-alvo - Servidores da Justiça Federal

Carga horária: 40 horas-aula

Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, plataforma Moodle, do Conselho da Justiça Federal/Ferramenta de videoconferência Zoom

Modalidade: A distância, com tutoria.

III - Inscrições


Período de inscrição: 16 a 26/8/2021 - CLIQUE AQUI!
Atenção: informar o e-mail institucional no formulário de inscrição, somente serão confirmadas as inscrições que contenham essa informação.
Ao realizar a inscrição, o interessado declara ter lido e concordado com todas as informações do Curso.
O processo seletivo observará a ordem cronológica de realização de inscrição pelo candidato. 

IV -Tutora


Ana Cristina Monteiro de Andrade Silva

V - Objetivo Geral


Gerir sua unidade judiciária e as pessoas com quem trabalha de forma humana e produtiva, alinhado com a missão do Poder Judiciário de realizar a Justiça.

VI - Conteúdo Programático


Unidade 1 - GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA:
1.1 O papel da liderança no novo contexto de gestão de pessoas: Gestão e liderança; Evolução do conceito de liderança.
1.2 Estilos de Liderança: O líder e sua equipe; Liderança por credibilidade; Liderança Refinada.
Unidade 2 - DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES E MOTIVAÇÃO DE PESSOAS:
2.1 Meios para desenvolver as dimensões da competência: Desenvolvimento de pessoas, gestão de competências e suas variadas dimensões; Estratégia para o desenvolvimento da competência.
2.2 Estratégias motivacionais com foco no desenvolvimento da equipe: Motivação e liderança; O Contexto para a motivação; Algumas teorias de motivação.
2.3 Passos para delegação de competências como estratégia de motivação e Empowerment: Delegação (autoridade e responsabilidade) e Empowerment; Quando delegar; Como orientar e acompanhar a atividade delegada; Diferença entre Delegação e Empowerment.
2.4 Aprendizagem Organizacional: Valorização do erro - o erro como parte do aprendizado; Ambientes organizacionais - modelos I e II.
Unidade 3 - COMUNICAÇÃO, NEGOCIAÇÃO E CONDUÇÃO DE REUNIÕES PRODUTIVAS
3.1 Técnicas de comunicação e negociação com base na escuta ativa: Comunicação – a chave para o verdadeiro líder?; A escuta ativa ou escuta dinâmica; Criando o ambiente para o feedback; Quando e como dar e receber feedback?; Métodos de negociação para a satisfação recíproca.
3.2 Técnicas para reuniões produtivas: Etapas para a realização de reuniões produtivas; Gestão de pensamento e a “técnica dos seis chapéus”.
Unidade 4 - GESTÃO DO DESEMPENHO
4.1 Performance atual x performance ideal: Introdução à ideia de performance; Fatores que influenciam a performance atual.
4.2 Aspectos característicos do desempenho: Conceito de desempenho; Fatores que interferem no desempenho; As dimensões do desempenho.
4.3 Avaliação do esforço, do comportamento e do desenvolvimento: Avaliação do desempenho; Avaliação do esforço; Avaliação do comportamento.

VII - Metodologia


A metodologia de ensino e aprendizagem a ser seguida no curso, estruturada na modalidade a distância, deverá fundamentar-se em uma proposta pedagógica interacionista. A interação entre tutores e alunos ocorrerá, por meio da plataforma Moodle do CEJ/CJF e de uma aula síncrona (ao vivo), que será ofertada por meio da plataforma Zoom.  A tutora utilizará o método interrogativo, instigará os participantes à reflexão sobre sua realidade e as possíveis soluções para seus problemas utilizando o conhecimento adquirido.

VIII - Avaliação de aprendizagem


A avaliação de aprendizagem, com foco formativo, ocorrerá processualmente, durante todo o curso e com base na participação nas atividades propostas, tais como trabalhos individuais e atividades colaborativas de interação e discussão.

MóduloAtividadePontuação

Etapa 1: Ambientação 

Ambientação Tarefa criação de perfil
Fórum de apresentação
-

Etapa 2: Módulo I 

Fórum de discussão I
Responder à Questão avaliativa I.
15

Etapa 3: Módulo II

Fórum de discussão II
Tarefa: Realizar a Roda da vida
15

Etapa 4: Módulo III

Fórum de discussão III
Tarefa: Realizar Relatório de reunião com equipe.
15

Etapa 5: Módulo  IV

Fórum de discussão IV.
Tarefa: Realizar a leitura da apostila.
15
Etapa Final Atividade Estudo de caso 40
Total 100

IX - Critérios para aprovação


Será considerado aprovado o participante que realizar todas as atividades avaliativas de modo a obter, no mínimo, 75 pontos na nota final.

X - Avaliação de reação


No final do Curso, será disponibilizado formulário no ambiente Virtual de Aprendizagem. É a avaliação de reação que fornecerá subsídios para o aperfeiçoamento dos próximos cursos. O relatório de avaliação de reação apresentará o nível de satisfação dos alunos em relação a alguns aspectos do Curso: desempenho, planejamento do curso, apoio da Equipe de EaD, aplicabilidade no trabalho, material didático e instrutor, quando houver.

XI - Certificação


Será certificado o participante que realizar todas as atividades avaliativas de modo a obter, no mínimo, 75 pontos na nota final.  O certificado será disponibilizado após o preenchimento da avaliação de reação da ação educacional.

XII - Pré-requisitos para participar do Curso


Ser Servidor da Justiça Federal de primeiro ou segundo graus;
. Ler todas as informações sobre o Curso;
. Dispor, em média, de 1 hora diária para participar ativamente das atividades propostas e realizar as tarefas devidas da Etapa I
. Dispor dos recursos mínimos de tecnologia: conexão com a internet e navegador instalado (Explorer, Firefox, Chrome), conexões de áudio (caixas acústicas ou fones auriculares), preferível dispor de webcam instalada e configurada na estação, leitor de textos PDF, media player, conta de correio eletrônico.
. Confirmar se a inscrição foi efetivada, verificando se recebeu e-mail correspondente. Caso necessite atualizar os dados, enviar mensagem para ead@cjf.jus.br.

XIII - Realização



registrado em: