Você está aqui: Página Inicial > Corregedoria da Justiça Federal > Centro de Estudos Judiciários > Cursos e Eventos > EaD > Curso (EaD) Gestão de Pessoas para Magistrados

Curso (EaD) Gestão de Pessoas para Magistrados

publicado 20/03/2018 12h48, última modificação 17/11/2020 12h11
Curso (EaD), para Magistrados Federais de primeiro e segundo graus para auxiliá-los nas atividades que desempenham como gestores de pessoas.
Quando 13/11/2020 a 00h00 18/12/2020 a 11h59 a
Onde Plataforma Moodle do CJF
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Tendo em vista a RESOLUÇÃO STJ/GP N. 25, de 4 de novembro de 2020, que, dentre outras providências, dispõe sobre a indisponibilidade de todos os sistemas de informática do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em virtude de ataque cibernético, e que o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) utiliza o sistema Educa.Enfam para viabilizar a realização de inscrições em cursos, informamos que, no momento, não há possibilidade de extração dos dados dos inscritos por intermédio deste sistema.
Destarte, este Centro de Estudos, na tentativa de dar prosseguimento à realização dos cursos listados abaixo, adotou medidas no sentido de utilizar sistema diverso, reabrir novo período de inscrições e, consequentemente, adiar a data de início das aulas. Para tanto, solicitamos a colaboração de todos os inscritos para que procedam nova inscrição no respectivo curso.


Período de INSCRIÇÃO: de 6/11 a 12/11/2020

Período do curso: 13/11 a 18/12/2020

Modalidade: A distância com tutoria.

Turmas: 1

Vagas por turma:  40

Público-alvo:  Restrito a Magistrados da Justiça Federal de primeiro e segundo graus

Carga horária: 40 horas-aula

Local: Plataforma Moodle do CJF


Ementa

Desenvolvimento de equipes e motivação de pessoas; comunicação, negociação e condução de reuniões; gestão de desempenho.


Objetivo geral

Elaborar um Plano de Gestão de Pessoas como forma de otimizar o trabalho da equipe com a qual atua com a finalidade de contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos e a missão do Poder Judiciário.


Metodologia

A metodologia de ensino e aprendizagem a ser seguida no curso, estruturada na modalidade a distância, fundamenta-se em uma proposta pedagógica interacionista. A interação entre tutor e alunos ocorrerá, principalmente, por meio da plataforma Moodle do CEJ/CJF.

Nesse ambiente virtual, o tutor disponibilizará aos cursistas os materiais de estudos, proporá os temas para discussões e as atividades de aprendizagem relacionadas aos módulos.

A atuação do tutor será na perspectiva de mediador, facilitador da edificação autônoma e crítica do conhecimento pelos participantes, considerando seus saberes prévios e contextos de trabalho.

Considerando como norte a práxis judicante e a especificidade do trabalho, o curso será desenvolvido com momentos de interação (relação, trocas, diálogos entre os pares) e interatividade (contato com ferramentas/tecnologias disponíveis, de forma a propiciar o trabalho colaborativo) e com enfoque sociocultural (realização de atividades individuais e em grupo) e cooperativo.

Ao longo do desenvolvimento das atividades, o tutor acompanhará o trabalho dos participantes, direcionando, reorganizando o conhecimento e analisando os resultados da construção individual e coletiva.


Programação

Unidade 1 - GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA:

1.1 O papel da liderança no novo contexto de gestão de pessoas: Gestão e liderança; Evolução do conceito de liderança.
1.2 Estilos de Liderança: O líder e sua equipe; Liderança por credibilidade; Liderança Refinada. 

Unidade 2 - DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES E MOTIVAÇÃO DE PESSOAS:

2.1 Meios para desenvolver as dimensões da competência: Desenvolvimento de pessoas, gestão de competências e suas variadas dimensões; Estratégia para o desenvolvimento da competência.
2.2 Estratégias motivacionais com foco no desenvolvimento da equipe: Motivação e liderança; O Contexto para a motivação; Algumas teorias de motivação.
2.3 Passos para delegação de competências como estratégia de motivação e Empowerment: Delegação (autoridade e responsabilidade) e Empowerment; Quando delegar; Como orientar e acompanhar a atividade delegada; Diferença entre Delegação e Empowerment.
2.4 Aprendizagem Organizacional: Valorização do erro - o erro como parte do aprendizado; Ambientes organizacionais - modelos I e II. 

Unidade 3 - COMUNICAÇÃO, NEGOCIAÇÃO E CONDUÇÃO DE REUNIÕES PRODUTIVAS

3.1 Técnicas de comunicação e negociação com base na escuta ativa: Comunicação – a chave para o verdadeiro líder?; A escuta ativa ou escuta dinâmica; Criando o ambiente para o feedback; Quando e como dar e receber feedback?; Métodos de negociação para a satisfação recíproca.
3.2 Técnicas para  reuniões produtivas: Etapas para a realização de reuniões produtivas; Gestão de pensamento e a “técnica dos seis chapéus”. 

Unidade 4 - GESTÃO DO DESEMPENHO

4.1 Performance atual x performance ideal: Introdução à ideia de performance; Fatores que influenciam a performance atual.
4.2 Aspectos característicos do desempenho: Conceito de desempenho; Fatores que interferem no desempenho; As dimensões do desempenho.
4.3 Avaliação do esforço, do comportamento e do desenvolvimento: Avaliação do desempenho; Avaliação do esforço; Avaliação do comportamento.


Créditos do Curso

O Curso foi desenvolvido pela Enfam - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de magistrados.

1. Tutora:

  • Ana Cristina Monteiro de Andrade SilvaServidora da Justiça Federal do Rio Grande do Sul de 1993 a 2000; Juíza Federal da 1ª Vara Federal de Joaçaba, graduada em Direito pela UFRGS; Mestre em Direito do Estado pela PUC/RS; professora do curso de Pós Graduação em Direito Previdenciário da UNOESC. Formada em Coach e Master Coach, com certificação internacional pela Global Accreditacion Board for Coaching ministrado pela PhD em Filosofia Dulce Magalhães em 2014 e 2016. Formação em neurolinguística e coaching com Anthony Robbins, nos Estados Unidos, em outubro de 2014 (curso " Unleash the power Within", em Dallas) e dezembro de 2015 (Curso Date with Destiny). Concluiu o Curso Eneagrama aplicado ao dia a dia, pelo Instituto Eneagrama de Porto Alegre. Formadora da ENFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados) nos cursos presenciais de Formação de Formadores. Formadora da ENFAM nos módulos de Formação Inicial com o tema Gestão de Pessoas junto aos Tribunais Estaduais e Federais. Tutora nos cursos online da ENFAM com a temática Gestão de Pessoas no Poder Judiciário. Tutora nos cursos online da ENAJUM (Escola Nacional da Justiça Militar da União) com a temática Gestão de Pessoas no Poder Judiciário para os juízes militares da União. Facilitadora em cursos de gestão de Pessoas para tribunais estaduais, federais e trabalhistas de todo país. Palestrante junto aos Tribunais Regionais do Trabalho na temática Gestão de Pessoas. Autora de artigos acadêmicos na área de Direito Constitucional, Direitos Humanos e Gestão de Pessoas. Palestrante no Congresso internacional IOJT com o tema "Coaching no Poder Judiciário: um olhar interno", em novembro de 2015. Concluiu o curso Apresentação de Alto Impacto, com a Dale Carnegie Training, em fevereiro de 2017. Concluiu o curso Being Limitless, da One World Academy, de meditação e autoconhecimento em fevereiro de 2017. Doutora em Business Administration pela Florida Christian University, banca defendida em dezembro de 2018.

Avaliação de reação

No final do curso será disponibilizada, no ambiente de EaD, a avaliação de reação que fornecerá subsídios para o aperfeiçoamento dos próximos cursos. O relatório de avaliação de reação apresentará o nível de satisfação dos educandos em relação a aspectos do curso: desempenho, planejamento do curso, apoio da Equipe de EaD, aplicabilidade no trabalho, material didático e tutor.


Certificação

Será certificado o educando que obtiver o aproveitamento mínimo de 75% nas atividades do curso. O certificado será disponibilizado após o preenchimento da avaliação de reação da ação educacional.


Requisitos para participar do Curso

. Ser Magistrado da Justiça Federal de primeiro ou segundo graus;

. Ler todas as informações sobre o Curso;

. Dispor, em média, de 1 hora diária para participar ativamente das atividades propostas e realizar as tarefas devidas da Etapa I

. Dispor dos recursos mínimos de tecnologia: conexão com a internet e navegador instalado (Explorer, Firefox, Chrome), conexões de áudio (caixas acústicas ou fones auriculares), preferível dispor de webcam instalada e configurada na estação, leitor de textos pdf, media player , conta de correio eletrônico.

. Confirmar se a inscrição foi efetivada, verificando se recebeu e-mail correspondente . Caso necessite atualizar os dados, enviar mensagem para ead@cjf.jus.br.

registrado em: