Curso Formação de Conciliadores – Parte Teórica - Turmas 1 a 2/2021
Quando |
11/05/2021
a
00h00
25/06/2021
a
00h00
a |
---|---|
Onde | Plataforma Moodle do CJF |
Adicionar evento ao calendário |
![]() ![]() |
I - Apresentação
Trata-se do planejamento relativo ao curso Formação de Conciliadores – Parte teórica. A ação educacional será realizada na modalidade a distância.
O objetivo do CEJ, a partir do curso, é desenvolver competências dos servidores federais no intuito de que possam empregar adequadamente o método consensual de solução de conflitos, em especial a conciliação, no âmbito da Justiça Federal, com
vistas à pacificação social e ao amplo acesso à justiça.
A proposta metodológica está focada na integração e colaboração entre os participantes, com a finalidade de oferecer aos servidores federais o aprimoramento de seus conhecimentos e posterior melhoria de atuação prática, na prestação dos serviços aos jurisdicionados.
II - Informações Gerais
Vagas: 32 vagas, por turma
Público-alvo: Servidores da Justiça Federal, em especial aqueles que atuam em Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMECs) ou em Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs). As vagas remanescentes poderão ser ocupadas por estagiários e voluntários, indicados pelos Cejuscs.
Carga horária: Serão 48 horas-aula, sendo:
- Aulas assíncronas (Ambiente Virtual de aprendizagem - Moodle): 42 horas-aula;
- Aulas síncronas - ao vivo: 6 horas-aula.
Local: plataformas Moodle e Zoom, do CJF
Modalidade: a distância, aulas assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA e aulas síncronas por meio da ferramenta de comunicação videoconferência, com tutoria.
III - Inscrições
Período de inscrição: Turmas 1 e 2: 27/4 a 5/5/2021 - CLIQUE AQUI!
Atenção: informar o e-mail institucional no formulário de inscrição, somente serão confirmadas as inscrições que contenham essa informação.
Ao realizar a inscrição, o interessado declara ter lido e concordado com todas as informações do Curso.
O processo seletivo observará a ordem cronológica de realização de inscrição pelo candidato e a indicação de seu nome pela chefia do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos ou do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Justiça Federal ao qual estiver vinculado.
IV - Requisitos obrigatórios para participar do curso
De acordo com os termos da Resolução CNJ n. 125 de 29 de novembro de 2010, do Regulamento das Ações de Capacitação e do Banco de Dados da Política de Tratamento Adequado de Conflitos e da Resolução ENFAM n. 6 de 21 de novembro de 2016, o público-alvo descrito no item II, deverá preencher os seguintes requisitos para a inscrição:
- apresentar diploma de graduação ou declaração de matrícula, no 5º semestre, em curso de ensino superior de instituição reconhecido pelo Ministério da Educação;
- estar no gozo dos direitos políticos, nos termos do art. 14, § 1º, da Constituição Federal;
- comprovar o cumprimento das obrigações eleitorais;
- apresentar certidões dos Distribuidores cíveis e criminais;
- apresentar os seguintes documentos: a) carteira de identidade; b) cadastro de pessoas físicas – CPF; c) comprovante de endereço.
Os documentos mencionados, deverão ser encaminhados ao e-mail < eadconcilia@cjf.jus.br >, em formato PDF, em documento único.
V - Tutores
- - Aline Alves de Melo Miranda Araujo
- - Arthur Napoleão Teixeira Filho
- - Bruno Takahashi
- - Carla de Sampaio Grahl
- - Geovana Faza da Silveira Fernandes
- - Gisele Maria da Silva Araújo Leite
- - Herbert Cornélio Pieter de Bruyn Júnior
- - Márcia Elizabeth dos Santos
VII - Critérios para aprovação
Será certificado o participante que realizar as atividades avaliativas de modo a obter, no mínimo, 70 pontos na nota final. O certificado será disponibilizado, no ConciliaJud, após o preenchimento da avaliação de reação da ação educacional.
VIII - Avaliação de reação
No final do Curso, será disponibilizado formulário no ambiente Virtual de Aprendizagem. A avaliação de reação que fornecerá subsídios para o aperfeiçoamento dos próximos cursos. O relatório de avaliação de reação apresentará o nível de satisfação dos alunos em relação a alguns aspectos do Curso: desempenho, planejamento do curso, apoio da Equipe de EaD, aplicabilidade no trabalho, material didático e instrutor, quando houver.
IX - Certificação
No final do curso será disponibilizada, no sistema ConciliaJud, a avaliação de reação que fornecerá subsídios para o aperfeiçoamento dos próximos cursos. O relatório de avaliação de reação apresentará o nível de satisfação dos educandos em relação a aspectos do curso: desempenho do tutor (es), planejamento do curso, apoio da Equipe de EaD, aplicabilidade no trabalho e qualidade do material didático.
X - Pré-requisitos para participar do Curso
- Atendimento dos requisitos exigidos para participação do curso.
- Ler todas as informações sobre o Curso.
- Dispor de, em média, 10 horas por módulo para leitura dos textos e realização das atividades.
- Dispor dos recursos mínimos de tecnologia: conexão com a internet e navegador instalado (Explorer, Firefox, Chrome), output de áudio (caixas acústicas ou fones auriculares), leitor de textos pdf, media player e conta de correio eletrônico.
- Preencher o formulário de inscrição informando o e-mail institucional. Caso o número de inscritos ultrapasse o limite de vagas (32 vagas), o CEJ/CJF reserva-se o direito de antecipar o período final de inscrição, comprometendo-se a divulgar esta informação neste portal. O CEJ/CJF reserva-se o direito, também, de não realizar o curso, por motivos diversos, comprometendo-se em avisar a todos os inscritos com antecedência.
- Caso necessite atualizar os dados, enviar mensagem para < eadconcilia@cjf.jus.br >
XI - Realização