Você está aqui: Página Inicial > Biblioteca > A Biblioteca > Divisão de Biblioteca

Divisão de Biblioteca

A Divisão de Biblioteca atende aos ministros e membros do Conselho da Justiça Federal, aos magistrados federais e aos servidores do Conselho da Justiça Federal, às bibliotecas da Justiça Federal e demais instituições de órgãos governamentais.  A solicitação de pesquisa pode ser realizada pelos telefones: (61) 3022-7277, 3022-7274, 3022 7273, ou pelo e-mail biblioteca@cjf.jus.br.

Missão

Prestar serviços de informação aos ministros e membros do Conselho da Justiça Federal, aos magistrados federais e aos servidores do Conselho da Justiça Federal.

Organograma

Organograma

Divisão de Biblioteca


Compete à Divisão de Biblioteca os serviços de coleta, tratamento, armazenamento, recuperação e disseminação da informação doutrinária, legislativa e jurisprudencial, bem como das informações necessárias ao desempenho das atividades do Conselho da Justiça Federal, dos magistrados e Bibliotecas da Justiça Federal.

A Divisão de Biblioteca subordina-se à Secretaria do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, sendo unidade central de coordenação da Rede de Bibliotecas da Justiça Federal.

O acervo é especializado na área do Direito, constituído de livros e periódicos jurídicos, obras de referência, jornais, materiais especiais - CD-ROMs, DVDs, fitas de vídeo, bases de dados nacionais e estrangeiras, publicações oficiais e outros materiais.

A norma que regulamenta as atividades da Divisão de Biblioteca é a Portaria n. 118, de 3 de dezembro de 2002.

O material bibliográfico que pode ser retirado e o prazo de empréstimo são estabelecidos pela Divisão de Biblioteca conforme o usuário e o tipo de material.

O empréstimo de livros é facultado aos ministros e membros do Conselho da Justiça Federal, aos magistrados federais, aos servidores do Conselho da Justiça Federal, Bibliotecas da Justiça Federal e demais bibliotecas situadas no Distrito Federal. Caso o material de interesse esteja emprestado, poderá ser solicitada a reserva da obra.

Para efetivação do empréstimo, o usuário deve estar previamente cadastrado no sistema automatizado da Biblioteca.

São deveres do usuário: preservar os documentos retirados por empréstimo e responder pelas perdas e danos causados; manter o silêncio nos locais apropriados à leitura, devendo reportar-se de forma respeitosa; não retirar documento sem o efetivo registro do empréstimo; deixar o material bibliográfico consultado sobre as mesas, cabendo aos servidores recolocá-lo nos devidos lugares; não consumir alimentos e bebidas nas áreas de estudo e acervo, tendo em vista a preservação do material bibliográfico.

Os usuários da Biblioteca poderão solicitar a renovação de empréstimo sob sua responsabilidade, desde que não haja reserva do livro para outro usuário, pelo e-mail: biblioteca@cjf.jus.br.

Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19h, para o público interno. Segundo a Portaria N. 184/2016, o atendimento ao público externo ocorre entre 11h e 19h ininterruptamente.