O Programa

Um jeito simples e fácil de falar de Justiça e direitos do cidadão. Essa é a fórmula encontrada pelo programa Via Legal, que em 2008 completa seis anos no ar. Produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs). o programa é semanal que discute temas como saúde, moradia, previdência social, meio ambiente e cidadania.  As reportagens mostram  exemplos de caminhos percorridos pelos brasileiros na hora de fazer valer o que está na lei.

Com o formato de uma revista eletrônica, o Via Legal trabalha a informação de uma forma didática e criativa. O formato já rendeu resultados. A equipe já  conquistou onze prêmios: três Direitos Humanos de Jornalismo, menção honrosa e prêmio Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, prêmio Imprensa Embratel, Brasil Cachaça de Jornalismo, Fepam de Jornalismo, AMB de Jornalismo e dois Prêmios Nacionais de Comunicação e Justiça.

Natália Leite é editora-chefe e apresentadora do Via Legal.  Mestre em ciência da informação pela Universidade de Brasília, a jornalista começou a carreira em emissoras públicas como TV Cultura de São Paulo e TV Educativa do Rio de Janeiro. O Via legal tem correspondentes nas cinco regiões do país. Profissionais experientes que percorrem o país em busca das histórias que melhor ilustram a luta do cidadão pela conquista dos seus direitos.

 


Se você faz parte de uma emissora de televisão e deseja transmitir o programa Via Legal na sua grade horária, leia o Termo de Autorização e preencha corretamente o formulário nas páginas a seguir. Acessar >


Parceiros do Via Legal