Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Dezembro > 2009 > setembro > JFDF: 23ª Vara Federal realiza projeto de conciliação

JFDF: 23ª Vara Federal realiza projeto de conciliação


08/09/2009 17:35

Em junho deste ano, a juíza federal substituta da 23ª Vara Federal dos Juizados Especiais Federais do DF, Sabrina Ferreira Alvarez de Moura Azevedo, deu início, na vara, a um projeto pioneiro de conciliação. Alguns conciliadores foram treinados pela juíza para participarem do projeto e, assim, garantir atendimento a mais autores, e com maior celeridade. A equipe do Informe JFDF conversou com a magistrada. 
        
Informe JFDF: Como surgiu o projeto de conciliação na 23ª Vara? Quais são os objetivos? 

Juíza federal Sabrina Azevedo: A idéia da conciliação, nas ações em que os autores buscam obter os benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, surgiu depois que eu e o juiz titular da vara, Dr. Vallisney de Souza Oliveira, participamos de um mutirão de audiências em Imperatriz/MA. Naquela ocasião, percebi que a realização de audiência facilitava sobremaneira o julgamento desse tipo de caso. Isto porque, durante a audiência, o juiz avalia, pessoalmente, a condição dos autores e supre as lacunas eventualmente existentes nas perícias médicas. O INSS também fica mais à vontade para propor acordo, pois vê, com seus próprios olhos, a situação das partes. Assim, desde então, comecei a realizar audiências nos processos relacionados a esse assunto. Após entrar em contato com o INSS, um perito foi colocado à disposição da Vara para acompanhar o projeto e, a partir daí, iniciou-se uma parceria de sucesso.

Informe JFDF: Quais são os processos analisados? Existe algum fator que determine a escolha dos processos?

Juíza federal Sabrina Azevedo: Para as audiências de conciliação, são selecionados processos nos quais já haja laudo pericial favorável à parte autora.

Informe JFDF: Quantas audiências já foram realizadas e quantas conciliações foram feitas?

Juíza federal Sabrina Azevedo: Em julho, foram realizadas 30 audiências de conciliação, referentes a 30 processos, sendo que, em 20 delas, houve acordo entre as partes. Em agosto, foram feitas 37 audiências de conciliação, sendo que, em 25, houve acordo entre as partes. 
       
www.df.trf1.jus.br







Ações do documento
Atos Normativos
Biblioteca
Cadijus
CAJU
Certidão Negativa
Concursos na JF
Cursos e Eventos
Estatísticas da Justiça Federal
Gestão da Informação
Gestão Documental
Jurisprudência Unificada
Jurisprudência da TNU
Manual de Cálculos da JF
Tabelas da Justiça Federal
Acesso Exclusivo
Fale Conosco