Você está aqui: Página Inicial > Núcleo de Estudos e Pesquisas das Áreas Estratégicas

Núcleo de Estudos e Pesquisa das Áreas Estratégicas

O Núcleo de Estudos e Pesquisas objetiva identificar as boas práticas e as necessidades de melhoria das áreas estratégicas a serem monitoradas na Justiça Federal:

Juizados Especiais Federais - Os estudos e acompanhamento servirão para o aprimoramento desse serviço judiciário e da prestação jurisdicional, em especial para manutenção da oralidade, celeridade, simplicidade e informalidade.

Conciliação/Mediação - Os estudos e acompanhamento servirão para garantir o desenvolvimento da política de resolução dos conflitos na Justiça Federal.

 Demandas Repetitivas -  Os estudos e acompanhamento servirão para definição de uma classificação mais precisa dos processos para identificar os que afetam número relevante de cidadãos em torno de um mesmo problema jurídico, cuja solução poderia ser coletiva, no intuito de descongestionar o trabalho dos juízes em exame de situações idênticas e repetitivas.


Fórum Virtual Permanente sobre o Sistema Recursal; Deliberações do Grupo de Trabalho da ENFAM/CEJ; atos normativos, além de dados estatísticos poderão ser conhecidos por meio dessa página.


Pesquisa em desenvolvimento na Justiça Federal, publicações, além de dados estatísticos são informações postadas aqui.


Fórum Nacional Previdenciário e da Conciliação; enunciados; parcerias; estrutura; formação/capacitação do conciliador/mediador e profissionais envolvidos, informações disponibilizadas nessa página.