Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Maio > SEG promove alterações no Observatório da Estratégia da Justiça Federal

Notícias

SEG promove alterações no Observatório da Estratégia da Justiça Federal

Gestão Estratégica

por publicado: 11/05/2018 14h51 última modificação: 11/05/2018 14h51
Além de novo layout, aperfeiçoamento refere-se a acessibilidade e coleta de informações

A Secretaria de Estratégia e Governança do Conselho da Justiça Federal (SEG/CJF) promoveu mudanças na interface do Observatório da Estratégia da Justiça Federal. Além de um novo layout, houve o aperfeiçoamento da acessibilidade da página, a fim de tornar a navegação dos usuários mais fácil e melhorar a coleta das informações prestadas de forma colaborativa.

A ferramenta, instituída pela Resolução CJF nº 400, de 04 de maio de 2016, é destinada a acompanhar, monitorar, motivar e comunicar as ações vinculadas à gestão estratégica corporativa da Justiça Federal. Para isso, conta com a organização gráfica e documental das informações de referência na gestão do planejamento, dos projetos, dos indicadores e das metas estratégicas.

Segundo Ivan Bonifácio, secretário de Estratégia e Governança do CJF, várias áreas de acesso foram criadas para a inclusão de diferentes tipos de dados. “Uma das funções do Observatório é colher e apresentar detalhes técnicos do funcionamento da Justiça. [...] Na medida em que a gente cria acesso e disponibiliza essa forma de inserção de dados para outras unidades, estamos incrementando os tipos de informações disponíveis aos cidadãos”, explicou.

No Observatório estão disponíveis painéis acerca de distribuição de magistrados e servidores; gastos com investimentos e contratos de manutenção/prestação de serviços; quantitativo de varas judiciais; estoque de processos, incluindo os baixados e os que estão em andamento no Poder Judiciário; além da taxa de congestionamento processual nas Cortes espalhadas pelo país. Magistrados, gestores, gerentes e equipes de projetos são os responsáveis por alimentar e atualizar os dados no portal.

Outra funcionalidade da plataforma refere-se ao acompanhamento da expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em território nacional. Nos dois anos de atividades, mais de 811 mil processos passaram a tramitar nesse sistema em formato digital, o que representa 34% das ações judiciais em andamento nas 1ª, 3ª e 5ª Regiões da JF.

O assessor de Inovação e Cientista de Dados, Alex Pena, responsável por manter portal, destacou que o sucesso do Observatório é o seu formato colaborativo e que já está no “forno” a próxima versão da plataforma, que contemplará mecanismos de interoperabilidade com as bases dos sistemas da 1ª Região da Justiça Federal, permitindo atualização on-line dos dados.

Confira as novidades! Acesse: www.cjf.jus.br/observatorio.

Acessos

O número de pessoas que utilizam os dados compilados pelo Observatório da Estratégia da Justiça Federal tem aumentado significativamente nos últimos meses. Desde o início de 2018, 3 mil novos usuários acessaram a plataforma. Em média, mais de mil usuários consultam as informações mensalmente.

No último mês, a página registrou o acesso de internautas de dez países, entre os quais, Estados Unidos, Canadá, Índia, Reino Unido, Itália e Portugal. Foram registradas, ainda, as visitas de cidadãos de 330 cidades, sendo 293 no Brasil.