Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Brasília, 29 de agosto de 2015
Você está aqui: Página Inicial / Notícias CJF / 2014 / Março / Seminário Demandas Repetitivas na Justiça Federal é tema do nº 29 da Série Cadernos do CEJ

Seminário Demandas Repetitivas na Justiça Federal é tema do nº 29 da Série Cadernos do CEJ

Publicação: 10/03/2014 19:35

Os anais do Seminário Demandas Repetitivas na Justiça Federal: possíveis soluções processuais e gerenciais já estão disponíveis no site do Conselho da Justiça Federal no volume 29 da Série Cadernos do CEJ. O evento, ocorrido nos dias 28 de fevereiro e 1º de março de 2013, em Brasília, teve como objetivos promover o aperfeiçoamento continuado dos magistrados e buscar soluções para o fenômeno processual denominado “demandas repetitivas”. 

O Seminário integrou a grade de eventos propostos pelo então Diretor do Centro de Estudos Judiciários do CJF, Ministro João Otávio de Noronha, como forma de integração entre as escolas de magistratura federais e o CEJ, e foi resultante de parceria com a Escola da Magistratura Federal da 1ª Região, com o apoio da Advocacia-Geral da União.

Composta de introdução, palestras e debates, a coletânea apresenta os resultados de pesquisas quantitativas e qualitativas a respeito das demandas repetitivas realizadas pelo CNJ e apresentadas pela pesquisadora Janaína Penalva. Destaque ainda para o debate sobre o tema O gerenciamento das demandas repetitivas pela administração pública: dificuldades encontradas e possíveis soluções a serem adotadas, que reuniu Paulo Henrique Kuhn, Procurador-Geral da União; Marcelo de Siqueira Freitas, Procurador-Geral Federal; Cláudio Xavier Seefelder Filho, Procurador da Fazenda Nacional; Liana Lidiane Pacheco Dani, Defensora Pública Chefe da Defensoria Pública da União em Brasília, e Leonardo de Faria Beraldo, representante da OAB, além do mediador, o Desembargador Federal Reynaldo Soares da Fonseca, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. 

Duas palestras na área de direito comparado integram a publicação, contextualizando os sistemas alemão e americano e apresentando as distinções entre civil law e common law,  por meio das apresentações do jurista alemão Hermann-Josef Blanke e do  professor americano Michael Floyd. 

A coordenadora do seminário e juíza federal em Belo Horizonte, Vânila Cardoso André de Moraes, expôs algumas considerações a respeito do sistema brasileiro e da necessidade de criação de um direito processual público diferenciado para as causas decorrentes de ações e omissões da Administração Pública. O juiz federal Carlos Henrique Haddad e o procurador federal Nilson Rodrigues Barbosa Filho defenderam a utilização de técnicas racionais de gerenciamento e redução de processos.

A palestra de encerramento ficou a cargo do juiz federal Ricardo Perlingeiro que falou sobre o Código de Modelo de Processos Administrativos – judicial e extrajudicial – para a Ibero-américa.

A íntegra da publicação pode ser acessada no link: http://www.cjf.jus.br/cjf/CEJ-Coedi/gd/documentos/Volume%2029%20Serie%20Cadernos.pdf.

Cadijus
Atos Normativos
Biblioteca
CAJU
Cursos e Eventos
Gestão Documental
Jurisprudência Unificada
Jurisprudência da TNU
Manual de Cálculos da JF
Tabelas da Justiça Federal
Fale Conosco
Gestão da Informação
Jurisprudência
Estatísticas da Justiça Federal
Certidão Negativa
Acesso Exclusivo
Concursos na JF