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Curso de Planejamento, Governança, Gestão e Riscos Corporativos - Turma 2/2017

publicado 27/09/2017 20h03, última modificação 13/10/2017 19h37
Quando 19/10/2017 a 00h00 24/11/2017 a 00h00 a
Onde Plataforma de EaD do Conselho da Justiça Federal
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Curso credenciado pela Portaria Enfam n. 223/2017

Período de inscrição: 6 a 13/10/2017. Prorrogado até o dia 17/10/2017 ou até o preenchimento das vagas para inscrição de servidores da Justiça Federal.

Para se inscrever clique aqui! 

Período do curso: 19/10 a 24/11/2017

Modalidade: A distância, com tutoria

Vagas:  40 vagas

Público-alvo: magistrados federais, preferencialmente, que atuam na direção do foro, previamente selecionados pela Escola de Magistratura da respectiva Região, e magistrados e servidores da Justiça Federal interessados

Carga horária: 30 horas-aula

Local: Plataforma Moodle do CJF

Realização: 

  


Objetivo geral

Capacitar magistrados que atuam ou atuarão como diretores de foro para desenvolverem, de forma contributiva, a habilidade de reflexão acerca da importância da atividade de planejamento de uma demanda geradora de gasto público, identificando e compreendendo as informações impactantes no sucesso das contratações.


Metodologia

O curso é composto de cinco aulas, uma atividade opcional, dois exercícios de fixação do conteúdo (um relativo às Aulas 1 e 2 e um relativo às Aulas 3 e 4) e uma tarefa final, além de fóruns de dúvidas/comentários dos conteúdos das aulas. O aluno deverá realizar as atividades propostas dentro dos prazos fixados.

A atividade opcional (iniciada na Aula 1 e disponível durante todo o curso) consiste na identificação de problemas e de soluções. A partir de uma motivação inicial do instrutor, o aluno poderá inserir objetivamente um ou mais problema(s) que, a seu sentir, atrapalha(m) o pleno sucesso das contratações na administração pública. Para cada problema elencado, deverá apresentar uma possibilidade de solução. Poderá inserir um novo item ou fazer complementos em algum texto já escrito. Esta atividade é opcional, assim, a participação não será pontuada na avaliação final. Ao final do treinamento, o instrutor elaborará um documento consolidando todas as alternativas de melhoria da gestão propostas pelos alunos.

Na tarefa final, o aluno deverá especificar um objeto (bem ou serviço) a ser demandado pelo seu órgão. Deverá pensar na estrutura básica de um planejamento efetivo dessa demanda e responder a 10 indagações. As respostas serão consolidadas com base no Business Model Canvas ou "Quadro de modelo de negócios", ferramenta de gerenciamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. Trata-se de um mapa visual pré-formatado contendo as principais informações acerca do planejamento da demanda. O Canvas da Demanda deverá ser encaminhado pela plataforma de ensino no período fixado. Cada item respondido valerá 5 pontos. Resposta fora do período indicado terá pontuação reduzida em 40%.

Concluído os estudos das Aulas 1 e 2, o aluno deverá resolver os exercícios de fixação; o mesmo procedimento deve ser realizado em relação às Aulas 3 e 4. Será permitida uma tentativa de envio de cada questionário. Os exercícios de fixação relativos às Aulas 1 e 2 valerão 20 pontos, os das Aulas 3 e 4, 30 pontos, e a tarefa final, 50 pontos.

O aluno só estará apto para a Aula 1 se tiver respondido o item Nossas regras, para as Aula 3 e 4 se tiver respondido os Exercícios de fixação das Aulas 1 e 2, e para a Aula 5 se tiver respondido os Exercícios de fixação das Aulas 3 e 4.

Caso o aluno obtenha o aproveitamento para certificação (70 pontos na nota final obtida pela soma da nota de cada atividade avaliativa), o certificado será disponibilizado após o preenchimento da avaliação de reação.



Conteúdo programático

Ambientação - 19 e 20/10/2017

Aula I: Administração Pública e Setor Privado - Identificando Problemas nas Contratações Públicas - 23 a 31/10/2017

  • Administração Pública e Setor Privado;
  • A Questão da Legalidade;
  • Identificando Problemas nas Contratações Públicas;
  • Justificar os Investimentos: grande questão para os Gestores;
  • Contratações. 

Aula II: Planejamento Cotidiano Otimizando a Demanda - Noções sobre Planejamento - 23 a 31/10/2017

  • Planejamento Cotidiano;
  • Como o Planejamento nos ajuda no dia a dia;
  • Otimizando a Demanda– Noções sobre Planejamento;
  • O que é o Planejamento - Conceitos, Etapas, Importância;
  • O início de tudo – Planejamento Efetivo;
  • Eficiência;
  • Eficácia;
  • Efetividade;
  • Princípio da Eficiência;
  • Prioridade: Urgência e Importância;
  • O Gestor Público e o Planejamento;
  • Ações de Planejamento no nosso curso.

Aula III: Governança - 3 a 14/11/2017

  • Governança;
  • Origem do termo;
  • Conceito;
  • Aplicabilidade;
  • Governança e Gestão;
  • Governança no Setor Público;
  • Conceito;
  • Princípios Básicos;
  • Diretrizes;
  • O TCU e a Governança Pública;
  • Exemplo de Governança Aplicada - Governança de TI.

Aula IV: Riscos Corporativos - 3 a 14/11/2017

  • Riscos;
  • Normativos;
  • Conceitos : o que é um Risco Corporativo?
  • Gestão e Gerenciamento de Riscos;
  • Processo Global de Avaliação de Riscos;
  • Identificação de Riscos;
  • Análise de Riscos;
  • Avaliação de Riscos;
  • Critérios para Avaliação de Riscos;
  • Apetite e Tolerância a Risco;
  • Tratamento de Riscos;
  • Risco Inerente ou Bruto e Risco Residual;
  • Resposta a Riscos;
  • Evitando Riscos;
  • Transferindo Riscos;
  • Aceitando ou Retendo Riscos;
  • Mitigando Riscos;
  • Controles Internos Administrativos;
  • Monitoramento dos Riscos.

Aula V: Boas Práticas nas Contratações Públicas -  16 a 24/11/2017

  • Avaliação de Resultados;
  • O que são Resultados;
  • Para que servem os Resultados;
  • Como Medir Resultados;
  • Boas Práticas nas Contratações Públicas;
  • O que são;
  • Para que servem;
  • Referenciais em Boas Práticas nas Contratações;
  • Guia de Boas Práticas em Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação do TCU;    
  • Guia de Boas Práticas em Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação da SLTI;
  • Manual do Gestor de Contratos do STF;
  • A Importância do Comprometimento com o Resultado;
  • Fazendo Mais e Melhor.

 


Créditos do curso/Tutor

O material foi desenvolvido pelo Supremo Tribunal Federal e terá como tutor o prof. Márcio Pereira de Souza, Analista Judiciário do Supremo Tribunal Federal. Possui Bacharelado em Direito e em Administração de Empresas. Pós-Graduado em Redes de Computadores pela Universidade de Brasília -UNB e também em Análise de Sistemas. Trabalhou na área de TI na empresa americana Unisys, filial Brasil, e na francesa Thales Communications do grupo Thomson-CSF. No STF, atuou como Assessor de Gestão Estratégica, Presidente do Comitê Gestor de Segurança da Informação, Membro do Comitê Gestor de Estatística e Chefe da Seção de Contratos. Participou da elaboração do Manual para gestores de Contratos do STF. Atualmente faz parte do Gabinete da Secretaria de Controle Interno do STF e coordena os trabalhos de implantação do Sistema de Auditoria Auditar no âmbito do STF.


Avaliação de reação

Ao final do curso, será aplicada avaliação de reação que fornecerá subsídios para o aperfeiçoamento dos próximos cursos. O relatório de avaliação de reação apresentará o nível de satisfação dos alunos em relação a alguns aspectos do curso, tais como: desempenho do participante e do professor, planejamento do curso, espaços de interação, suporte da Equipe de EaD e aplicabilidade no trabalho.


Certificação

Será concedida ao participante que obter, no mínimo, 70% de aproveitamento do total de pontos das atividades avaliativas. 


Pré-requisitos para participar do curso

. Ler todas as informações sobre o curso.

. Dispor de, em média, 8 horas semanais para leitura dos textos e realização das atividades.

. Dispor dos recursos mínimos de tecnologia: conexão com a internet e navegador instalado (Explorer, Firefox, Chrome), output de áudio (caixas acústicas ou fones auriculares), plugin do Flash Player 9.0 ou superior, leitor de textos pdf, media player e conta de correio eletrônico.

. Preencher o formulário de pré-inscrição. Caso o número de pré-inscritos ultrapasse o limite de vagas (40), o CEJ/CJF reserva-se o direito de antecipar o período final de pré-inscrição, comprometendo-se a divulgar esta informação neste portal. O CEJ/CJF reserva-se o direito, também, de não realizar o curso, por motivos diversos, comprometendo-se em avisar a todos os pré-inscritos com antecedência.

. Confirmar se a pré-inscrição foi efetivada, verificando se o nome consta na relação de Pré-inscritos. Caso necessite atualizar os dados, enviar mensagem para ead@cjf.jus.br

. Aguardar o resultado do processo seletivo, via e-mail, a partir do dia 18/10/2017.

 

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