Você está aqui: Página Inicial > Corregedoria da Justiça Federal > Centro de Estudos Judiciários > Cursos e Eventos > EaD > Cursos em andamento > Curso Conciliação e Mediação: Novo CPC e Justiça Federal

Curso Conciliação e Mediação: Novo CPC e Justiça Federal

publicado 16/05/2017 17h46, última modificação 22/05/2017 15h54
Quando 29/05/2017 a 00h00 30/06/2017 a 00h00 a
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Curso credenciado pela Portaria Enfam n. 215, 15/9/2016

Período de inscrição: 18 a 23/5/2017 ou até o encerramento das vagas. O link de inscrição está disponível somente para os magistrados indicados pela respectiva Região. Ao realizar a pré-inscrição, o interessado declara ter lido e concordado com todas as informações do curso.

PRÉ-INSCRIÇÕES ENCERRADAS PARA A 1ª REGIÃO DIA 18/5/2017 À TARDE, MOTIVO: VAGAS PREENCHIDAS. AS PRÉ-INSCRIÇÕES QUE ULTRAPASSARAM A 20ª VAGA FORAM EXCLUÍDAS NO DIA 22/5/2017, A PARTIR DAS 15H10. CONTATE A ESCOLA DE MAGISTRATURA DO SEU ÓRGÃO, POIS SERÃO CONFIRMADAS SOMENTE AS PRÉ-INSCRIÇÕES INFORMADAS POR CADA REGIÃO.

PRÉ-INSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA AS DEMAIS REGIÕES ATÉ O DIA 23/5/2017.

Período do curso: 29/5 a 30/6/2017

Modalidade: A distância, com tutoria

Vagas: 40, sendo 20 para a 1ª Região e 5 para cada uma das demais regiões

Público-alvo: magistrados federais, em especial os da 1ª Região em vitaliciamento

Carga horária: 30 horas-aula

Local: plataforma Moodle do CJF

Realização: 

 

 


Objetivo geral

Instrumentalizar os magistrados para desenvolverem competências relativas à implantação e gestão da política de tratamento adequado dos conflitos, consoante singularidades passíveis de enfrentamento no âmbito do Poder Judiciário Federal brasileiro, no contexto das alterações legislativas introduzidas pelo Novo CPC.


 Conteúdo programático

. Ambientação -  29 e 30/5/2017

. Módulo I – Características e Princípios da Conciliação/Mediação; Conciliação/Mediação e a Fazenda Pública, 31/5 a 7/6/2017

. Módulo II – Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos e seu Funcionamento; Gestão Processual na Conciliação/Mediação, 8 a 20/6/2017

. Atividade final, 21 a 30/6/2017


 Conteudista/tutor

Dartanhan Vercingetórix de Araújo e Rocha, Juiz Federal Substituto da Seção Judiciária do Ceará e Juiz Conciliador da Conciliação na Seção Judiciária do Ceará.


Metodologia

O curso é composto de dois módulos, dois fóruns avaliativos em cada módulo e uma atividade final (trabalho escrito individual de três a cinco páginas), e será realizado na plataforma Moodle do CJF. O tutor conduzirá a discussão de temas e casos práticos vinculados à matéria de ensino, avaliará a participação dos alunos nos fóruns e a avaliação final. Cada módulo e a atividade final deverão ser realizados nos prazos estabelecidos.

 Cada fórum valerá 15 pontos (total de 60 pontos) e a avaliação final, 40 pontos, totalizando 100 pontos. Caso o aluno obtenha o aproveitamento para certificação (75% na média final), o certificado será disponibilizado após o preenchimento da avaliação de reação.


Sistema de avaliação

Avaliação de aprendizagem: em cada módulo há dois fóruns avaliativos e, ao final do curso, uma atividade final.

Avaliação de reação: ao final do curso, será aplicada a avaliação de reação que fornecerá subsídios para o aperfeiçoamento dos próximos cursos. 


Certificação

Será certificado o participante que obtiver, no mínimo, 75% na média final.


Pré-requisitos para participar do curso

. Ler todas as informações sobre o curso.

. Dispor de, em média, 8 horas semanais para leitura dos textos e realização dos exercícios.

. Dispor dos recursos mínimos de tecnologia: conexão com a internet e navegador instalado (Explorer, Firefox, Chrome), output de áudio (caixas acústicas ou fones auriculares), plugin do Flash Player 9.0 ou superior, leitor de textos pdf, media player e conta de correio eletrônico.

. Preencher o formulário de pré-inscrição. Caso o número de pré-inscritos ultrapasse o limite de vagas (40), o CEJ/CJF reserva-se o direito de antecipar o período final de pré-inscrição, comprometendo-se a divulgar esta informação neste portal. O CEJ/CJF reserva-se o direito, também, de não realizar o curso, por motivos diversos, comprometendo-se em avisar a todos os pré-inscritos com antecedência.

. Confirmar se a pré-inscrição foi efetivada, verificando se o nome consta na relação de Pré-inscritos. Caso necessite atualizar os dados, enviar mensagem para ead@cjf.jus.br

. Aguardar o resultado do processo seletivo, via e-mail, a partir do dia 26/5/2017.

 

registrado em: