Você está aqui: Página Inicial > Corregedoria da Justiça Federal > Centro de Estudos Judiciários > Cursos e Eventos > EaD > Curso Teoria e Prática da Docência On-line - Turma 1/2018

Curso Teoria e Prática da Docência On-line - Turma 1/2018

publicado 20/03/2018 12h48, última modificação 02/04/2018 19h25
Quando 05/04/2018 a 00h00 18/05/2018 a 00h00 a
Onde Plataforma Moodle do CJF
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Curso credenciado pela Portaria Enfam n. 134 de 17/6/2016 (promoção)

Período de inscrição: 21 a 27/3/2018. Inscrições prorrogadas até as 16h do dia 3/4/2018.
O link de inscrição será informado pela Escola de Magistratura e área de  capacitação. Ao realizar a pré-inscrição, o interessado declara ter lido e concordado com todas as informações do curso.

Período do curso: 5/4 a 18/5/2018

Modalidade: A distância, com tutoria

Vagas:  até 31 vagas, sendo 16 vagas para magistrados e servidores que participaram do Curso de Formação de Instrutores para Formação de Conciliadores/CNJ – 2017 e 3 por Região destinadas a magistrados e servidores a serem indicados pelas Escolas de Magistratura e áreas de capacitação da Justiça Federal, que possuam experiência em docência presencial ou de interesse da unidade para compor banco de tutores.

Público-alvo: magistrados e servidores da Justiça Federal, em especial os que concluíram Curso de Formação de Instrutores para Formação de Conciliadores/CNJ - 2017, indicados pelas Escolas de Magistratura e áreas de capacitação.

Carga horária: 45 horas-aula, sendo 30 horas-aula da parte teórica (Ambientação e Módulos I a IV) e 15 horas-aula da parte prática (Módulo V)

Local: Plataforma Moodle do CJF

Realização: 

  


Objetivo geral

Capacitar magistrados e servidores da Justiça Federal para exercerem a atividade de tutoria em cursos na modalidade a distância, envolvendo o planejamento, o acompanhamento e a avaliação dos alunos, bem como o desenvolvimento de habilidades para o uso dos recursos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem.


Metodologia

O curso é composto de uma ambientação, cinco módulos, fóruns de discussão e atividades práticas (questão formativa, plano de tutoria e laboratório de prática do Moodle). Os módulos estarão disponíveis durante o período do curso, mas cada atividade proposta deve ser realizada dentro dos prazos estabelecidos. 

Cada fórum avaliativo dos Módulos I a IV valerá 10 pontos; a questão formativa do Módulo II, 5 pontos; o Plano de tutoria do Módulo IV, 25 pontos; e as atividades práticas no ambiente Moodle, 30 pontos. 

Caso o aluno realize as atividades práticas do Módulo V e obtenha o aproveitamento mínimo para certificação (70 pontos na nota final obtida pela soma da nota de cada atividade avaliativa do curso), o certificado será disponibilizado após o preenchimento da avaliação de reação.


Conteúdo programático

Ambientação, 5 e 6/4/2018

Módulo I – Introdução à  Educação a Distância – EaD, 9 a 13/4/2018
Ementa: Definição de Educação a Distância; Conceito de andragogia e suas implicações; A realidade da EaD no Brasil; Comunidades do conhecimento

Módulo II – Aprendizagem e tutoria, 16 a 20/4/2018
Ementa: Interesse, necessidade, experiência e motivação do aluno; Dificuldades e atitudes do professor on-line; Avaliação de aprendizagem em EaD; O papel do tutor

Módulo III – Tutoria na prática, 23 a 27/4/2018
Ementa: Interatividade na educação; A construção cooperativa do conhecimento e suas dificuldades nos fóruns de discussão na aprendizagem em rede; Meta-comunicação e costura textual; Mediação em fóruns pela técnica da costura textual; Relatório de participação do aluno no Moodle; Relatório de atividades do aluno no Moodle; Condução de chat

Módulo IV – Plano de tutoria, 30/4 a 4/5/2018
Ementa: Transposição didática; Orientações para elaboração de objetivo geral e objetivos específicos para o desenvolvimento de competências; Seleção de conteúdos e organização das unidades de estudo; Desenho de cursos: introdução ao modelo Addie; Objetivos da aprendizagem

Módulo V – Moodle na prática, 7 a 18/5/2018
Ementa: Funcionalidades básicas do Moodle para instrutores, Atividades práticas no ambiente Moodle 


Instrutoria/tutoria

Wilson Correia de Azevêdo Júnior (Ambientação e Módulos I a IV), professor e diretor-pedagógico da Aquifolium Educacional, empresa especializada em Educação On-line e Inovação Educacional. Possui formação em Filosofia, Antropologia Social e Educação a Distância. Atua como docente on-line há mais de 20 anos.

José Roberto da Silva (Módulo V), servidor do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e pós-graduado em Tecnologias para o Ensino a Distância, atua há mais de 20 anos na área de gestão de pessoas. Desde 2009 atua no design instrucional, desenvolvimento, suporte e administração das ações de capacitação a distância na Justiça Federal da 3ª Região.  Facilitador de cursos e eventos relacionados à EaD.


Créditos do curso

O curso é de autoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia – TRE/BA, cedido ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Acordo de Cooperação Técnica n. 60/2010 para o STJ, que o repassou ao CEJ/CJF, com as customizações realizadas. 


Avaliação de reação

Ao final do curso, será disponibilizada no Portal do CJF a avaliação de reação que fornecerá subsídios para o aperfeiçoamento dos próximos cursos. O relatório de avaliação de reação apresentará o nível de satisfação dos alunos em relação a alguns aspectos do curso, tais como: desempenho do participante e do professor, planejamento do curso, espaços de interação, suporte da Equipe de EaD e aplicabilidade no trabalho.


Certificação

Será certificado o aluno que realizar as atividades práticas do Módulo V e obtiver, no mínimo, 70 pontos na nota final (obtida pela soma da nota de cada atividade avaliativa do curso).


Pré-requisitos para participar do curso

. Ler todas as informações sobre o curso.

. Dispor de, em média, 8 horas semanais para leitura dos textos e realização das atividades do curso.

. Dispor dos recursos mínimos de tecnologia: conexão com a internet e navegador instalado (Explorer, Firefox, Chrome), output de áudio (caixas acústicas ou fones auriculares), plugin do Flash Player 9.0 ou superior, leitor de textos pdf, media player e conta de correio eletrônico.

. Preencher o formulário de pré-inscrição. Caso o número de pré-inscritos ultrapasse o limite de vagas (30), o CEJ/CJF reserva-se o direito de antecipar o período final de pré-inscrição, comprometendo-se a divulgar esta informação neste portal. O CEJ/CJF reserva-se o direito, também, de não realizar o curso, por motivos diversos, comprometendo-se em avisar a todos os pré-inscritos com antecedência.

. Confirmar se a pré-inscrição foi efetivada, verificando se o nome consta na relação de Pré-inscritos. Caso necessite atualizar os dados, enviar mensagem para ead@cjf.jus.br

. Aguardar o resultado do processo seletivo, via e-mail, a partir do dia 4/4/2018.

 

registrado em: