Você está aqui: Página Inicial > Corregedoria da Justiça Federal > Centro de Estudos Judiciários

Centro de Estudos Judiciários

O Centro de Estudos Judiciários (CEJ) é um qualificado centro de excelência do Direito brasileiro. Funciona junto ao CJF e exerce um papel influente no aperfeiçoamento da Justiça Federal, na medida em que, promove cursos, seminários, encontros e debates sobre questões jurídicas e administrativas relevantes, com a participação de especialistas de renome nacional e internacional, possui um programa editorial voltado para a área jurídica e realiza pesquisas e diagnósticos que identificam e propõem soluções para os problemas que afetam a instituição. O CEJ também atua como órgão central dos Sistemas de Informação e de Gestão Documental, abrangendo a geração, a gestão e a disseminação do conhecimento jurídico.

Áreas

Unidade responsável pela coordenação e realização de atividades de formação e aperfeiçoamento de magistrados e servidores, fomento de estudos, pesquisas, serviços editoriais e de informação, com vistas à modernização da Justiça Federal.

Cursos presenciais e a distância, seminários e outros eventos, visando à reflexão e ao debate de questões relevantes para o aprimoramento da prestação jurisdicional  e administrativa no âmbito da Justiça Federal.


Instrumentos estratégicos que visam contribuir, de modo continuado, no processo de formação inicial, formação continuada, formação de formadores e da pesquisa, editoração e intercâmbio para a magistratura federal e de capacitação dos servidores da Justiça Federal.


O CEJ/CJF desenvolve pesquisas que buscam soluções para os problemas que afetam o desempenho da Justiça Federal, visando à ampliação da cultura jurídica, da cultura de pesquisa e da aprendizagem permanente na esfera do Sistema Judiciário.


Compete à Biblioteca do CEJ prestar serviços de informação ao Conselho da Justiça Federal, aos Magistrados Federais e aos Servidores da Justiça Federal.

Serviço que tem por objetivo fornecer informações sobre doutrina, legislação e jurisprudência, fornecendo aos magistrados subsídios para os julgamentos de processos ou atualizando seus conhecimentos sobre temas de seu interesse, através da solicitação de pesquisas.


O Repositório Digital do Conselho da Justiça Federal tem o objetivo de possibilitar o acesso, preservação e gerenciamento de documentos digitais.

Diversificada produção editorial voltada para os interesses da Justiça Federal, mediante a publicação do resultado de suas pesquisas, dos anais de seus eventos e do incentivo à produção intelectual de magistrados e juristas.

O Programa de Gestão Documental da Justiça Federal é coordenado pelo Centro de Estudos Judiciários, como órgão central de sistema, e se aplica a toda a Justiça Federal de 1º e 2º graus e ao Conselho da Justiça Federal.

Conheça nossos principais canais de atendimento